Maranhão está em estado alerta para evitar epidemia de sarampo

O estado do Maranhão está em estado de alerta por conta dos números de sarampo diagnosticados no país. Desde 1999 nenhum caso é registrado em terras maranhenses, porém de acordo com dados do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, em 2019, no período de janeiro a junho, a cobertura em crianças de um ano de idade encontra-se abaixo do esperado. Somente 59,78% do público desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina e 47,95 %, a segunda. Este ano, já foram distribuídas 251.880 doses da vacina.

Em 2018, a cobertura da primeira dose em crianças de 1 ano de idade foi de 81,89% e 55,95%, da segunda dose. Dos 217 municípios, apenas 62 alcançaram a meta de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população maranhense para a importância de regularizar a caderneta vacinal para garantir a imunização contra o vírus.

A vacina contra o sarampo é administrada para várias faixas etárias, seguindo as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, vigente no SUS.

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até os 29 anos, o Ministério da Saúde preconiza receber duas doses, da tríplice ou tetra viral. Dos 30 aos 49 anos: dose única, da tríplice ou tetra viral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *