Allan Kardec e Antônio Oliveira, candidatos a vice-reitor da UFMA, optam pela independência na disputa eleitoral

Após quatro candidatos a vice-reitor da UFMA anunciarem apoio a candidatura de Natalino Salgado ao cargo de reitor. Os candidatos Allan Kardec e Antônio Oliveira anunciaram que vão seguir de forma independente.

Allan Kardec por meio de contato telefônico que deseja sucesso a Natalino Salgado e João de Deus, mas que não tem nenhum apoio formal declarado.

Ja Antonio Oliveira informou que não optou por nenhuma candidatura e seguirá de forma independente.

Natalino Salgado tem ao seu lado os candidatos a vice-reitor: José Eduardo Batista, Marcos Fábio Belo Matos, Walter Cezar Nunes e Wener Miranda Teixeira dos Santos.

Luciano Façanha também candidato a vice-reitor vem sendo apontado como apoiador ao candidato a reitor João Deus, que tem o apoio da reitora Nair Portela.

Já os candidatos a reitoria Welbson Madeira e Ridvan não receberam a adesão de nenhum candidato a vice-reitor.

Na eleição da UFMA, os votos a reitor e vice-reitor são independentes, ou seja, não existe a necessidade de formação de uma chapa.

A consulta prévia da UFMA ocorre no dia 26 de junho em oito campi: São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Bacabal, Chapadinha, São Bernardo, Grajaú e Balsas.

2 thoughts on “Allan Kardec e Antônio Oliveira, candidatos a vice-reitor da UFMA, optam pela independência na disputa eleitoral

  1. Prezado Diego Emir
    O reportado acima sobre o nosso apoio a candidatura do Prof. Natalino Salgado a Reitor não retrata no momento nosso pensamento, como também a qualquer outro candidato. Conforme ampla divulgação, minha candidatura foi construída de forma independente e com o pensamento que a consulta à comunidade deva iniciar e terminar no âmbito dos Campi da Universidade e o CONSUN referendasse o resultado. A vontade da comunidade acadêmica tem sido respeitada nas ultimas Consultas, tanto pelo CONSUN (Referenda), como pelo Presidência/MEC (nomeia o Reitor) e como pelo Reitor (nomeia o Vice-Reitor). Não podemos mais recuar quanto à forma de escolha dos nossos gestores e venho através deste declarar a Comunidade Universitária que caso eu não seja o mais votado na Consulta Previa para Vice-Reitor da UFMA nos termos do Art. 37 da Resolução N0 151- CONSUN, de 28 de setembro de 2010, declinarei da PARTICIPAÇÃO DO MEU NOME na sessão do Colégio Eleitoral Especial que comporá a Lista Tríplice de Vice-Reitor da UFMA, apoiando o candidato mais votado a Reitor e a Vice-Reitor.
    Antonio Oliveira – Vote Com Ciência

  2. Sr. Diego Emir, responsável pelo blog http://www.diegoemir.com,

    Solicito direito de resposta em sua página de notícias na internet, no que se refere às publicações intituladas “Quatro candidatos a vice-reitor vão apoiar Natalino Salgado na disputa da reitoria da UFMA”, publicada em 03/06/2019, e “Allan Kardec e Antônio Oliveira, candidatos a vice-reitor da UFMA, optam pela independência na disputa eleitoral”, em 04/06/2019, no qual em ambas reportagens você, de forma leviana e sem consultar o candidato aqui mencionado, publica as seguintes informações:

    “Os demais candidatos a vice-reitor se dividem entre o apoio a João de Deus, caso de Allan Kardec e Luciano Façanha, e a preferência por uma candidatura avulsa que é o caso de Antônio Oliveira, que já foi vice-reitor por duas oportunidades, e disputou a reitoria da UFMA na última eleição em 2015.” (03/06/2019) e “Luciano Façanha também candidato a vice-reitor vem sendo apontado como apoiador ao candidato a reitor João Deus, que tem o apoio da reitora Nair Portela.” (04/06/2019)

    Em momento algum, eu, Luciano Façanha, professor doutor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, fui procurado pelo responsável o blog e/ou notícia para saber a minha posição política durante a campanha e candidatura a Vice-Reitor da UFMA, gestão 2019 – 2023.

    Sendo assim, e no direito que me é amparado pela LEI Nº 13.188, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015, solicito o direito de resposta, publicando o texto no qual esclarece que a minha candidatura é INDEPENDENTE, contrário do que foi afirmado nas duas reportagens publicadas neste blog.

    Minha candidatura é independente
    Por que somos um projeto independente? Somos uma candidatura independente para vice-reitoria não por não reconhecermos os méritos e as possibilidades dos projetos apresentados para o pleito da reitoria da UFMA. Cada qual coloca com propriedade o que pretende fazer pela nossa universidade. Somos independentes porque fomos “provocados” a sermos assim, pois nascemos de uma heterogeneidade de opiniões, gostos, práticas, visões de mundo e, sobretudo, de sonhos. Somos independentes porque fomos acordados pelo “grito” da diversidade de grupos que possuem suas escolhas para a reitoria. Mas que também atentaram para a necessidade de construir uma candidatura para a vice-reitoria. Somos independentes por apreço, respeito e reconhecimento a essa demanda. Somos independentes em função da heterogeneidade que nos procurou e ousou “projetar” um horizonte para todos nós. Assim, somos independentes por buscarmos alguma conciliação, sem nunca desrespeitar a força e a necessidade “agonística” do dissenso. Por fim, somos independentes por termos sido “convocados” pela comunidade acadêmica para nos colocarmos dessa maneira.

    Prof. Dr. Luciano Façanha
    Candidato a Vive-Reitor da UFMA
    Gestão 2019-2023

    Após o conteúdo exposto acima, agradeço a atenção e coloco-me à disposição caso queira tirar dúvidas a respeito da minha campanha e candidatura a Vice-Reitor da UFMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *