PCdoB, PDT e DEM impõem derrota ao PT e alianças em 2020 estão ameaçadas
Mais uma vez ficou provado que o PT é apenas um partido apêndice no Maranhão. Na eleição da Mesa Diretora, o partido acabou ficando fora da composição para o biênio 2021/2022. Enquanto isso, o PDT e o DEM ocuparam 4 das 9 vagas possíveis, além do PCdoB ter seguido no comando da Assembleia através do presidente Othelino Neto, que desenvolveu com muita habilidade a antecipação da eleição.
Acontece que a concentração de poder entre PCdoB, PDT e DEM, pode acabar afastando o PT de uma possível composição para as disputas municipais na eleição do próximo ano.
Exemplo claro disso é em São Luís, onde o PT está dividido entre uma candidatura própria ou aliança com Bira do Pindaré (PSB). Uma reedição de um apoio ao PDT é praticamente descartado.
Vale lembrar que o PT chegou a ter uma oportunidade de ocupar uma vaga na Mesa Diretora, através de Zé Inácio, porém o Blocão governista optou pelo nome de Paulo Neto do DEM.
Atualmente o PT segue como o segundo maior partido do país, perdendo apenas para o PSL de Jair Bolsonaro, ou seja, terá tempo de propaganda e fundo partidário fundamentais para as eleições majoritárias.