Fim do monopólio do Mateus! Grupo Pão de Açúcar prepara abertura de lojas no Maranhão

Deve chegar ao fim o monopólio do Grupo Mateus no ramo de supermercados em terras maranhenses. O Grupo Pão de Açúcar voltou a anunciar que planeja expandir seus negócios em diversos estados, dentre eles, o Maranhão. A ideia é colocar em operação ainda esse ano a rede de supermercados Assaí, que já está presente em oito estados do nordeste e no total em 18 unidades federativas do país.

O Grupo Pão de Açúcar já enviou executivos ao Maranhão, que já fizeram rodadas de conversas com a Fecomercio e foi anunciado o desejo de iniciar as operações no estado. A primeira unidade seria instalada no prédio da antiga Dalcar na Av. Jerônino de Albuquerque, no bairro do Calhau, porém o Grupo Mateus se antecipou e locou os dois prédios que estavam fechados da antiga revendedora da General Motors.

Alguns apostam também que o Grupo Pão de Açúcar pode ser o responsável por adquirir as lojas do Supermercado Maciel, que enfrenta grave crise financeira.

Somente em 2018, o Grupo Pão de Açúcar teve um faturamento de R$25 bilhões, receita bem superior ao Grupo Mateus que faturou R$7 bilhões.

Atualmente em São Luís e no Maranhão, o Grupo Mateus é a maior rede supermercadista dominando o mercado através das redes Mateus, El Camiño, Eletromateus, Hiper e Mix Mateus. No estado, ainda existe a presença das redes Walmart/Bom Preço e Todo Dia, Carrefour/Atacadão, Makro assim como Maciel e outras pequenas, mas nenhuma consegue competir com o empresário Ilson Mateus, que já tem negócios no Pará.

Pensando na possibilidade da entrada do Grupo Pão de Açúcar, Ilson Mateus já anunciou uma parceria com o Grupo Havan para instalação das lojas da empresa do sul do país no Maranhão.

97 thoughts on “Fim do monopólio do Mateus! Grupo Pão de Açúcar prepara abertura de lojas no Maranhão

  1. Muito bom, acho que o pão de açúcar também opera como açaí empreendimento, passei o carnaval em Pinheiro e estive no Açaí Clube, deve ser do mesmo grupo, se for o Maranhão estará ganhando um belo presente.

  2. Até que em fim uma notícia boa.!
    O grupo Mateus está dominando totalmente o mercado do varejo do Maranhão, fazendo assim, um total monopólio e com preços absurdamente caros.
    Faliu os distribuidores, os atcadistas e representantes das industrias, tomando todas as fabricas para o seu portfólio!

  3. Muito bom,já tava na hora..Vai abrir mais cargas de empregos …Eu quero somar

  4. Seja bem-vindo! Nós maranhenses agradecemos por mais um empreendimento em nossa capital. Estávamos precisando muito, para ter mais opções de compras.

  5. Não sei de onde o senhor tirou essa ideia. Seria o ideal, afinal o Mateus está nos explorando com preços altos e não tem concorrência.
    Todavia a notícia do senhor é uma inverdade.
    Uma pena tê-la noticiado sem checar fontes confiáveis..

  6. Quebra de monopólio é sempre bom para a população, no entanto pude verificar in loco que os preços dessa rede de supermercados não são mais baixos que o Mateus, no mês passado pude mais uma vez comprovar isso na vizinha Fortaleza, porém espero que adquiram os prédios do Maciel e por um bom tempo (pelo menos) ofereçam promoções.

  7. Que venha mesmo para desfazer o fato da pessoa ter que, por vezes, se submeter a ser obrigado a procurar o supermercado Mateus…o qual tem muito Ibope para o tratamento que tem com o público que depende de certos produtos oferecidos pelo mesmo.

  8. Bom ter concorrência. Até hj o consumidor não entende o q o governo fez q os demais suprrmercadistas não se manifestaram contra essa farra governo/mateus q quebrou os supermercados menores. Dá pra conjecturar um monte de coisas. Das quais, interesses em patrocínio em eleições etc….

  9. Maranhense é desse jeito,prefere valorizar os produtos e marcas de outros lugares e desvaloriza o do seu estado.
    O pão de açucar só vem ganhar dinheiro aqui e levar para o estado de origem deles.
    O Mateus ganha dinheiro aqui no estado e investe no estado do Maranhão e emprega o povo Maranhense.
    Mateus é do Maranhão seus idiotas.

  10. Achei ótimo !
    Somos obrigados a comprar a marca do produto que o Mateus determina, ou porque comprou grande quantidade ou porque está encalhado no estoque.
    Criaram um App. onde muitos produtos nem se quer tem no depósito , muito menos vc encontra nas lojas.
    A concorrência é saudável !
    Quem ganha é o consumidor tanto no preço como em qualidade e diversificação de produtos !!!

  11. Tem que ver a questao dos imposto tambem dizem que o mateus tem u. Beneficio grande com a questao dos imposto…..cabe agora ao.governo do maranhao…

  12. Já está chegando tarde ao Maranhão. Temos que acabar com todos os monopólios dando a oportunidade das diversidades de negócios no Maranhão. Seja bem vindo pão de açúcar

  13. O Maranhão precisa da entrada de redes conconrrentes fortes; não podemos ficar na mão desse monopolio, favorecido por incentivos injustos para com os outros do segmento. Concorrência sadia é sempre salutar!👏👏👏👍

  14. Pois agora com certeza vão baixar o preço do açaí e tomara que baixem tambem o preço do jabá e da farinha d’gua. Vamos comer muito pão agora com açúcar pois esse pão bumba boi e muito salgado. Acho bom que venham muitos outros.

  15. Não é de se ficar tão feliz, pois o resultado é ainda pior para o Maranhão. Analisem! Depois do Governador acabar com os concorrentes locais dando pleno benefício somente ao Mateus, ao fim vem o Pão de Açúcar pra abocanhar o mercado. Ou seja a política fatura feita, não conseguiu nem garantir que ainda assim mantivesse uma empresa maranhense no mercado.
    Foi uma verdadeira bizarrice administrativa:
    1. Renunciou receita.
    2. Suicidou empresas maranhenses
    3. Não garantiu que o equivocado benefício nenhum bom resultado para o.povo maranhense e ainda vamos perder os postos de empregos gerenciais nos novos supermercados.
    Se não é burro, é jumento!

  16. Qto mais concorrência, melhor para a população. Que venha concorrência nesse setor, e em outros tbem.
    Que bom seria se houvesse a possibilidade de concorrência no setor de combustíveis tbem, mas isso é só um sonho, já que os donos de postos decidem vender o litro do combustível ao mesmo preço, não abrindo espaço para concorrência.
    Estranho as “autoridades” não verem isso, não é?!

  17. Precisamos dessa concorrência,estamos pagando caro por esse monopólio. Que venho para o bairro do Anil. Não temos mais supermercados!

  18. Trabalhei no Super Mercado Pão de Açúcar em São Luís no tropical shopping,logo em seguida encerrou suas atividades no Maranhão.
    Uma empresa muito boa.

  19. Resta saber se eles irão concluir mesmo esses planos, depois de tantos aumentos de ICMS. Eu se fosse empresário, jamais investiria no estado com o maior ICMS do país.

  20. Seus idiotas o grupo Mateus é empresa hoje no mercado que mais emprega e dar oportunidade pra jovens e adultos que já estão fora do mercado há muitos anos, e eu tenho total certeza de que muitas dessas pessoas que falam mal tem parentes seu empregado direta ou indiretamente no grupo

  21. Culpa dos deputados que aprovaram o decreto do Flávio Dino que baixou a alíquota de ICMS para empresas que empregavam um certo número de funcionários que beneficiou o grupo Matheus, cadê o ministério público?

  22. Monopolio em qualquer instancia nao é salutar …vivemos em um monento de expectativa a melhorias ao que tange a desenvolvimentos e melhorias, se realmente esse grupo esta vindo para o MA achou muito bom o consumidor vai optar onde comprar e espero que comprar mais barato, por que o grupo mateus ta acabando com o mercado varejista na capital e no interior e isso ja faz tempo concorrencia honesta é sempre bom pro consumidor, mas o atual cenario nao é esse, espero que com a vinda desse grupo para o MA seja realmente bom para nós consumidores

  23. Gente as não são assim como vcs querem. Olha tem muitos pais mães de família. Que trabalham no Mateus. Eu não quero que nem um. Perca seus empregos. Sim eu quero que venham sim esse. Novo gerador de emprego pois tem muitas. Pessoas querendo trabalhar que vem.

  24. melhor informação que tenho como podes se um supemercado que fas o que queres com os preços ja que so tem eles no mercado aburdo acabaram com Maciel esse governador e foda também participa de acabar com os comerciantes de sao luis

  25. Grupo pão de açúcar não tem preço igual o grupo Mateus, as coisa são muitos caras digo pq trabalhei um tempo lá, o passoal fala assim é pq não conhece o assai, ponto frio, pão de açúcar,extra, casas Bahia os postos de gasolina e drogarias tudo do grupo pão de açúcar, até o salário eles pagam menos q o grupo Mateus.
    As únicas coisas Boa q eles tem são os benéficos plano de saúde, odontológico, alimentação é no local.

  26. O grupo francês Fasino proprietária da marca Carrefour, Atacadão são proprietários do grupo Companhia Brasileira de Distribuição, que é proprietária das seguintes marcas, Extra, Pão de Açúcar, Assaí, Jumbo, Big box, entre outros nomes de supermercados, a título de curiosidade a palavra “peg pag” antes usada corriqueiramente em mercadinho foi proibido de ser usado pois é marca registrada do grupo CBD, só eles podem usar essa palavra em mercados e eles tem bastantes no Rio e São Paulo, Abílio Diniz, ñ é mais dono do grupo, vendeu suas ações ao grupo fasino, ele agora é proprietário da BRF, dona por exemplo da sadia e perdigão. Portanto o grupo já está no Maranhão a um bom tempo. Sou ex funcionário do grupo.

  27. Eu compro todo mês no Matheus a minhas compras chega a mais de Humil reais é esse Matheus não dá um desconto de nada só que lucrar .até o comércio de rua dá é ele não dá prêmios de porra de nada

  28. Embora a concorrência seja muito boa para pôr fim ao monopólio do Mateus, infelizmente esse Grupo não aguentará nem o 1° round com o Mateus. Motivo: tudo nele é caríssimo, exploração pura. É esperar pra ver.

  29. Parabéns ao grupo pão de açúcar, venha acabar com o serviço escravo que o Mateus faz com seus funcionários, já trabalhei no pão de de açúcar em Fortaleza, e considero,um exemplo de empresa, que venha o grupo pão de açúcar, o Maranhao agradece.

  30. Já estava na hora de chegar concorrência pr o Mateus só se comprar nele por falta de opção espero que coloquem um aqui em Santa Inês

  31. Espero que seja verdade assim o nosso Maranhão ganharia mais oportunidades de emprego estamos precisando e seria um otimo empreendimento para o nosso Maranhão e para pessoas como eu e outros desempregados

  32. Espero que essa empresa entre o mais rapido possivel no Maranhão, o hgrupo Mateus tem empregado muita gente é verdade, porém depois de comprar o Maciel, os preços estão abusivos, e outra faz 2 anos que os funcionarios não tem reajuste salário, é isso que acontece quando alguém tem o monopólio de um Estado. Que venha pão de açúcar, gerar mais em prego e quebrar com esse monopolio.

  33. Nossa cara será um baita de avanço no Maranhão , o grupo pão de açúcar é uma evolução gigantesca ,
    O grupo Mateus já domina o comércio no Maranhão i já expandiu pro pará .
    Pode vim grupo pão de açúca sejam bem vindos
    Grupo Mateus chega agora desce pro centro oeste kkkkk

  34. Eu já trabalho em uma das lojas Assai Atacadista, no Ceara, e digo com toda certeza q além de beneficiar os clientes é uma empresa que valoriza o trabalhador. Eu tenho orgulho do meu trabalho e amo o que faço.

  35. Bem feito as redes dos supermercados dos Estados desenvolvdos vir pra cá. Já chega de cabecinhas Maranhenses que é o pior IDH do Brasil. Precisamos de pessoas que pensan diferentes do Maranhenses…

  36. Eu estou em São Paulo porem, sou de São Luís trabalho no hiper extra na praia grande em sp , queria volta pra minha cidade com minha família.
    Gosto muito do meu trabalho não gostaria de para de fazer ele queria uma transferência de volta para São Luís porem não tem uma loja do grupo pão de açúcar que poderia me tranferir .

  37. Que bom que virá um concorrente há altura do Mateus pra quebrar o monopólio do grupo Mateus que está pintando e bordando com o bolso dos maranhenses, só porque aceita todos os cartões e tickets coloca preços abusivos e ainda tem gente que não conhece seus direitos e acha que os preços estão baixos, bando de gados.

  38. O que ninguém quase sabe é que o grupo pão de açúcar já é dono de 40% do grupo Mateus. Vamos ver se na prática,algum dos dois,coloquem preços mais honestos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *