CAAMA e Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA realizam ação social no Hospital Aldenora Belo

 

 

 

 

 

Para encerrar com chave de ouro as atividades que homenageiam o Mês da Mulher, a ação social “Laços e lenços”, realizada no Hospital Aldenora Belo neste sábado (30), promoveu uma manhã de alegria, carinho e autoestima entre as pacientes que se encontram em tratamento contra o câncer.

Organizado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) em parceria com a Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (CMAOAB/MA), o Projeto “Laços e Lenços” buscou resgatar o bem-estar das pacientes por meio da doação de 100 lenços de variadas cores, tecidos e estampas.

De acordo com o Presidente da CAAMA, Dr.Diego Sá, “é muito gratificante poder trazer energia positiva para as pessoas que tem lutado contra o câncer. E esse é um trabalho assistencial que a CAAMA e a OAB/MA fazem como função institucional. Nos sentimos muito felizes e, acima de tudo, gratificados por poder trazer uma palavra, um carinho, um presente para as pessoas que com certeza ficaram felizes com a ação. E isso é algo que deve ser feito permanentemente na nossa instituição”.

Para a Vice-Presidente da CAAMA, Dra. Cristiane Ribeiro, a doação de lenços é uma forma de aumentar a autoestima das pacientes que enfrentam a batalha diária para vencer a doença. “Muitas mulheres, enquanto enfrentam o tratamento contra o câncer, passam por mudanças físicas, na pele, no cabelo e isso afeta e prejudica muito o estado psicológico dessas pacientes. Nosso objetivo com a doação dos lenços é ajudar a elevar a estima dessas mulheres. Sentir-se bela e feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação das pacientes”, explicou Dra. Cristiane.

Já a Secretária-Geral Adjunta da CAAMA, Dra. Janete Rocha, afirma que pequenos gestos como esse colaboram para que o dia se torne mais agradável. “Ao receber o lenço, a paciente não está recebendo apenas um objeto, mas sim uma troca de energia positiva, apoio e carinho que vai se manifestar por meio da beleza”, explica a advogada.

Como forma de prestar assistência não somente aos advogados, mas também à comunidade em geral, a CAAMA e a CMAOAB/MA demonstraram amparo às pacientes e buscaram resgatar a feminilidade entre elas, especialmente no mês em que é comemorado o Dia da Mulher. “Neste Mês da Mulher nós não poderíamos deixar de vir aqui prestigiar as pacientes, tão guerreiras, porque todas nós, mulheres, somos especiais, cada um com sua personalidade e limitações. Elas possuem nosso apoio, não só pessoalmente, mas também em bons pensamentos”, comentou a Dra. Vivian Bauer, Presidente da CMA.

Com cerca de 20 pacientes no setor de Clínica Médica e outras na Clínica Cirúrgica, o hospital recebe com carinho todas as doações que são feitas ao longo do ano. “Os pacientes gostam muito dessas ações, principalmente de momentos como esse que proporcionam a autoestima. O próprio adoecimento limita muito os pacientes, que acabam possuindo muitas perdas em decorrência disso. Então esses momentos proporcionam muita alegria e bem-estar, como se por alguns minutos elas esquecessem a doença, conseguindo relembrar quem são e porque elas estão lutando pela vida. É terapêutico tanto para o paciente, quanto para o acompanhante e para as pessoas que fazem as doações, porque eles passam a conhecer a realidade do hospital”, explica a psicóloga do hospital, Rafaela Eulouf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *