Agentes comunitários de São Luís lançam movimento em defesa da categoria

Na tarde desta quinta-feira (21), profissionais técnicos e agentes comunitários de saúde (ACS) da cidade de São Luís formalizaram a primeira reunião do “Movimento Democracia na Unidade Sindical”. Trata-se de um movimento de iniciativa voluntária dos profissionais de base ACS’s e TACS’s em São Luís, que se propuseram a realizar um diagnóstico das principais problemáticas dos postos e unidades de saúde da capital, além de demandas locais e nacionais.

Para Gardênia Rodrigues, que é ACS e componente do movimento a iniciativa pretende abarcar uma pluralidade de ideias e sugestões de melhoria para a categoria. “Faremos um mapeamento das rotinas de trabalho, extraindo as principais problemáticas da categoria hoje”, afirmou.

Para Conceição Pimenta, que também é ACS, uma atividade de lançamento está agendada para próximas datas, em que serão entregues formulários que servirão de base para um futuro diagnóstico da situação de trabalho dos ACS’s atualmente.

O movimento tem o objetivo de elaborar uma proposta consistente, que reflita os anseios dos profissionais ACS’s e TAC’s no que tange ao fortalecimento da categoria, considerando os tempos tão difíceis que vêm sendo vivenciados em nosso país e que vem afetando os investimentos em saúde e áreas essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *