Juscelino Filho desponta como favorito para assumir coordenação da bancada no Congresso

Com o incio da nova legislatura no Congresso Nacional, os deputados federais e senadores maranhenses devem se reunir ainda nas primeiras de semana de fevereiro para decidir quem será o novo coordenador da bancada do estado. O favorito para ocupar essa missão é o deputado federal reeleito Juscelino Filho (DEM), que já declarou abertamente ter interesse na função e por estar numa situação de veterano ao ter renovado seu mandato, ele tem mais chances em relação aos outros.

Outros dois que já demonstraram interesse foram os novatos Gil Cutrim (PDT) e Júnior Lourenço (PR), o último anunciou mais recente aos colegas, a sua intenção de ocupar a função de coordenador da bancada.

Atualmente, os deputados federais implantaram o sistema de rodízio na coordenação da bancada, ou seja, cada parlamentar ocupa a função por um ano. Antes dessa nova metodologia imposta em 2015, Sarney Filho (PV), desempenhou a função por 12 anos.

Na legislatura que finda agora, ocuparam a função Pedro Fernandes (PTB) em 2015; André Fufuca (PP) em 2016, mas renunciou, após assumir função na Mesa Diretora e Juscelino Filho (DEM), assumiu em seguida; Rubens Pereira Júnior (PCdoB) em 2017 e a atual é Luana Costa (PSC), que não se reelegeu.

A função do coordenador de bancada estadual é examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas.

Com o alto nível de renovação da bancada maranhense, após as eleições, o parlamentar mais experiente dentre os 18 deputados federais é Cléber Verde (PRB), que está indo para o quarto mandato, todos os demais se dividem entre a estreia e o segundo mandato. Entre os senadores, todos são estreantes.

 

1 thought on “Juscelino Filho desponta como favorito para assumir coordenação da bancada no Congresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *