Campanha pró-Maciel pode trazer problemas para o Grupo Mateus

Uma campanha disseminada nos últimos dias a favor do Supermercado Maciel, que enfrenta grave crise financeira e está prestes a fechar as portas, pode trazer consequências negativas para o Grupo Mateus, que é responsável pelos Supermercados Mateus, Mix Mateus, EletroMateus, El Camiño e outros. Tamanha repercussão negativa fez com que Ilson Mateus convocasse uma coletiva a ser realizada nesta quinta-feira (17).

O prejuízo a imagem do Grupo Mateus, relacionado a possível falência do Supermercado Maciel, pode levar um boicote aos Supermercados Mateus, que possui benefícios concedidos pelo Governo do Maranhão.

O Grupo Mateus surgiu ainda na década de 80 na cidade de Balsas, mas foi somente nos anos 2000 que foi iniciada a expansão, abrindo uma loja em Imperatriz, Santa Inês e finalmente em São Luís. Na capital maranhense, Ilson Mateus entrou após adquirir as lojas do antigo supermercado Preço Bom, que era de propriedade do empresário Carlos Gaspar.

Desde que entrou em São Luís, Ilson Mateus só ampliou seu negócio e viu seus concorrentes fechando suas lojas como é o caso do Grupo Lusitana, que vendeu suas lojas para o Walmart, que mantiveram a bandeira Bom Preço no Maranhão.

Com a continuidade da expansão do Mateus, todos os concorrentes foram perdendo poder de fogo e fechando suas lojas, caso do Bom Preço que hoje se resume a três unidades, caso do Carone que foi adquirido pelo próprio Ilson Mateus e outros nanicos como o Supermercado Silmar.

Na concorrência só restou o Maciel, que possuía lojas no Anil, Calhau, Cohajap, Cohama, Cohatrac, Cidade Operária, São Cristovão, Turu e Maiobão. Porém, mergulhado em uma grande crise financeira acabou fechando lojas e agora está prestes a decretar a falência.

Praticamente sem concorrência, restam apenas Makro e Atacadão do ramo atacadista como opções para os consumidores maranhenses. Situação muito favorável ao Grupo Mateus, que pode controlar o mercado através do seu quase monopólio.

Porém para evitar qualquer prejuízo a sua imagem e acabar sendo responsabilizado por uma política tributária predatória instituída pelo governo Flávio Dino, Ilson Mateus, busca desenvolver uma estratégia para apagar o inicio de um incêndio que podem prejudica-lo.

Atualmente o Grupo Mateus emprega mais de 22 mil pessoas, está presente no Piauí e Pará, além do Maranhão e tem um faturamento anual estimando em R$7 bilhões.

12 thoughts on “Campanha pró-Maciel pode trazer problemas para o Grupo Mateus

  1. O grupo Mateus sempre foi grande e isso antes de Flavio Dino ser governador, no governo anterior tambem teve um beneficiamento diferenciado de ICMS pra este grupo que virou até inquerito e ninguem comenta.
    O Maciel está fechando por problemas de gestão.

  2. O Maciel pode até ter problemas de gestão, mas o Mateus teve ajuda dos últimos dois governos e sempre foi beneficiado, se alguém lembra do primeiro emprego, o Mateus ficou com quase oitenta por cento dos funcionários que o estado pagava os salários durante três meses, e agora o governo de Flávio Dino pra tomar do grupo Sarney tá terminando de fechar os outros concorrentes, mas isso tudo é pra gente pagar a conta depois. Agora com ideia de barateiro depois vamos pagar com juros. Eu vou comprar no Maciel porque o que tinha perto da minha casa fechou.

  3. Por mim pode fechar. Mercado vagabundo, sempre com produtos podres, vencidos, atendimento péssimo. No Mateus tem qualidade. Competência é pra poucos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *