Assembleia Legislativa deve ter debates acalorados com a chegada de novos deputados

Sexta-feira (1), inicia uma nova legislatura na Assembleia Legislativa do Maranhão. Com uma renovação superior a 50%, os novos parlamentares que chegam prometem acirrados debates. Apesar de praticamente todos formarem a base governista, alguns vão se confrontar por conta de questões regionais e até mesmo por conta as disputas eleitorais de 2020.

Os debates mais acirrados devem ser protagonizados entre Wellington do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB), afinal ambos, além dos interesses eleitorais de 2020, estão em campos opostos. O empresário é considerado a principal pedra no sapato do governador Flávio Dino, enquanto o advogado é apontado como o menino dos olhos do chefe do Palácio dos Leões.

Durante a campanha e a pré-campanha, Wellington e Duarte já travaram debates, os quais ficaram apenas no âmbito virtual, mas agora frente a frente no parlamento estadual, a tensão deve ser maior entre os dois.

Os demais embates, devem envolver homens e mulheres, os quais vão estar representandos os seus grupos políticos e interesses regionais. Caso de Fernando Pessoa (PCdoB) e Daniela Tema (DEM). Já comenta-se nos bastidores da Assembleia, que os dois já travam uma briga silenciosa por conta da eleição da Famem.

Fernando Pessoa é cunhado do prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PCdoB), já Daniela é esposa do prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB). Ambos estão envolvidos diretamente na eleição da Famem e tudo começou ainda na campanha eleitoral, quando os dois grupos políticos defendiam seus interesses e disputaram voto a voto na região.

Não diferente deve ser o embate entre os médicos Thaysa Hortegal (PP) e Leonardo Sá (PR). Os dois são lideranças de Pinheiro e podem proporcionar vários confrontos na tribuna do parlamento.

Thaysa é esposa do prefeito Luciano Genésio (PP), que pode ter como adversário político em 2020, o médico Leonardo Sá. De acordo com o apurado, nenhum dos dois está com intenção de tensionar o debate inicialmente, mas se for necessário não vão ficar calados.

Por fim, outra disputa regional pode envolver uma trinca de deputados. Zé Gentil (PRB) e Cleide Coutinho (PDT), podem polarizar o debate por conta das situações envolvendo Caxias, mas essa polarização pode ficar quebrada com a possível entrada no debate por parte de Adelmo Soares (PCdoB), que já vem sendo apontado como aliado da família Gentil.

Ainda existe a expectativa de outros parlamentares entrarem em confronto como o caso de Adriano Sarney (PV) e Neto Evangelista (PSDB), Rigo Teles (PV) com o Fernando Pessoa, já citado. Assim como vai ter a presença no plenário de César Pires (PV), que deve ser o responsável por apresentar duras críticas ao governo Flávio Dino (PCdoB), e inevitavelmente vai haver alguém que venha confrontá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *