Jornalista Sílvio Barsetti lança o livro “A Farra dos Guardanapos”

Embora tenha se passado em setembro de 2009, o evento que entrou para a história recente do país como A Farra dos Guardanapos só agora é revelado com todos os seus detalhes e a profundidade que merece. Num minucioso trabalho de reportagem, o jornalista Sílvio Barsetti traz à tona os bastidores da festança em Paris que marcou o apogeu e a derrocada do governo Sérgio Cabral.
 
O resultado é um livro-reportagem impecável, que reconstitui cada momento do banquete. Barsetti levantou uma quantidade impressionante de informações: da lista de convidados às conversas de pé de ouvido, passando pelo requintado cardápio e até por um barraco ocorrido em pleno salão. Tudo isso embalado numa narrativa impactante, ao mesmo tempo leve e saborosa, que alinha passado, presente e futuro para levar o leitor ao centro da noite de luxo e ostentação em Paris.
 
A Farra dos Guardanapos é um relato instigante, construído a partir de informações de quem esteve na mansão da Avenida Champs-Elysées: os convidados, os profissionais que ajudaram a preparar o evento e os assessores encarregados de mantê-lo na penumbra por tanto tempo. Barsetti revela todos os segredos do evento cujos protagonistas, quase todos, estariam presos anos depois, condenados por saque às riquezas do estado.
 
O livro tem prefácio do jornalista Octavio Guedes, galeria de fotos da festa e um infográfico com a sequência dos episódios, para ajudar o leitor a entender tudo o que se passou em Paris, antes, durante e depois da “Farra”. A capa e as artes são de André Hippertt, um dos mais premiados designers gráficos do país.
 
O AUTOR
 
Este é o primeiro livro do experiente e versátil jornalista Sílvio Barsetti, que alia rigor na apuração e elegância no texto. Com 30 anos de profissão, ele já cobriu esporte, cultura e política. Iniciou a carreira no “Jornal dos Sports”, passou pelo “Jornal do Brasil”, “O Dia” e, por duas décadas, trabalhou na sucursal do Rio do “Estado de São Paulo”. Barsetti participou também da pesquisa do livro “Vinicius de Moraes: o poeta da paixão”, de José Castello (Cia. das Letras).
 
A EDITORA
 
A Farra dos Guardanapos marca também o lançamento da Máquina de Livros. Voltada para o segmento de não ficção, a editora tem em seu DNA o senso de oportunidade na escolha dos temas, característica trazida do jornalismo por seus diretores, Bruno Thys e Luiz André Alzer. “A realidade é um inesgotável manancial de conteúdo. As histórias estão no dia a dia e nossa tarefa é, a partir das demandas do leitor, escolher as que serão trabalhadas. O leitor é o nosso único guia nesta jornada”, diz Bruno.
 
Leitor, aliás, é palavra familiar aos dois, que foram diretores da Editora Globo (que edita jornais e revistas do Grupo Globo). Bruno foi também CEO do Sistema Globo de Rádio e Alzer, paralelamente ao jornalismo, desenvolveu uma bem-sucedida carreira de escritor, com destaque para o best-seller “Almanaque anos 80”, com mais de 160 mil exemplares vendidos. A Máquina de Livros mira num segmento em que ambos têm muita experiência. “Acreditamos firmemente que há espaço para boas histórias que resultem em excelentes livros”, completa Alzer.
 
SERVIÇO
Título: A Farra dos Guardanapos – O último baile da Era Cabral
Autor: Sílvio Barsetti Editora: Máquina de Livros Páginas: 176
Preço: R$ 39,90
Site para mais informações: www.maquinadelivros.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *