Bruna Barbieri lança Alienação Familiar Induzida – aprofundando o estudo da alienação parental

A alienação é apenas parental? Está correto falar em Síndrome da Alienação Parental? A alienação parental é sempre um fato maligno? Essas e outras questões são levantadas na segunda edição da obra Alienação Familiar Induzida – aprofundando o estudo da alienação parental (Editora Lumen Juris), que será lançada em São Luís, nesta quarta-feira (1º), pela professora, mestre em Direito Bruna Barbieri Waquim.

A tarde de autógrafos é aberta ao público e integra a programação do Happy Hour Cultural da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Rua Búzios, s/n – Calhau), com início às 17 horas.

Na obra, fruto de pesquisa desenvolvida por Bruna Barbieri, o fenômeno da alienação parental é analisado de forma crítica, com aprofundado levantamento bibliográfico da literatura nacional e estrangeira, além de pesquisa de campo com 134 participantes brasileiros, com suporte na multidisciplinaridade.

A autora questiona se a dinâmica da sociedade brasileira permite importar, literalmente, a doutrina de Richard Gardner – psiquiatra norte-americano que primeiro identificou o fenômeno – no trato das famílias envolvidas. Avalia a eficácia material e processual da Lei 12.318/10 para a prevenção e/ou combate desse mal e propõe soluções que vão além da punição do alienador.

“A opção pela terminologia ‘alienação familiar induzida’ é defendida de modo a propiciar uma ampliação dos instrumentos de proteção das vítimas da alienação. Não se trata, apenas, de sugestão de uma nova denominação. A proposta realizada na obra consiste em questão de efetiva relevância prática”, descreve, no prefácio, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, professor- doutor da Universidade Federal do Paraná.

A AUTORA – Bruna Barbieri Waquim é doutoranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professora. Servidora Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Palestrante e autora de diversos artigos jurídicos e dos livros “Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família” e “Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da Alienação Parental”.

Com informações da assessoria do TJMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *