Presidente do Proifes empossa nova diretoria do SindUfma

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de ensino Básico Técnico e Tecnológico-PROIFES, professor Nilton Brandão, dará posse nesta quarta-feira, 18, à nova diretoria do Sindicato dos Professores das Universidade Federais do Maranhão – SINDUFMA – eleita para o biênio 2018 2020. Na presidência do SindUfma será empossado o professor Arkley Bandeira, do Campus de Pinheiro.

A solenidade acontecerá no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-Graduçação e Inovação – PPGI, no Ceb Velho, Campus da UFMA, às 16h.No evento ele fará a palestra “A organização sindical na conjuntura atual e o papel do PROIFES”. Na programação acontecerá também a palestra “Universidade e o ensino superior na conjuntura atual”, com o professor Gil Vicente Reis de Figueiredo, secretário e diretor de políticas educacionais do Proifes.

O Conselho Deliberativo do PROIFES, reunido na semana passada, colocou como prioridade para este ano a articulação com movimentos, parlamentares e candidatos na eleição deste ano em torno da revogação da Emenda Constitucional 95.

“O PROIFES é reconhecidamente a entidade responsável pelas principais conquistas da carreira do magistério superior e EBTT. Vamos utilizar esse protagonismo para denunciar essa emenda que destrói a educação pública e a pesquisa no Brasil e também o SUS”, explicou o presidente da Federação, Nilton Brandão, lembrando que para a aprovação da emenda foram desconsideradas alternativas que poderiam poupar os investimentos em Educação e Saúde.

“Em vez de limitar gastos, o Congresso poderia ter proposto a taxação sobre grandes fortunas e transações financeiras na bolsa, por exemplo, e direcionar esses recursos para Educação e Saúde”, acrescentou Brandão.
A emenda constitucional 95 institui o novo regime fiscal no orçamento da União e limita o teto dos gastos, congelando os investimentos em educação por vinte anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *