Honorato Fernandes faz alerta para necessidade de combate ao feminicídio

Em pronunciamento na segunda-feira (5), na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Honorato Fernandes (PT) alertou os demais vereadores da Casa para a necessidade de discutir políticas públicas e ações de proteção às mulheres. Destacou ainda algumas ações do Governo do Estado, bem como as parcerias com a Prefeitura de São Luís e o saldo positivo das mesmas.

Iniciando o pronunciamento, o parlamentar ressaltou que o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, infelizmente, não deve ser um dia dedicado apenas a comemorações, mas, que a data sirva de reflexão, no que diz respeito às ações de combate a violência doméstica e ao feminicídio.

“Espero que este ano nossa homenagem às mulheres não se limite a entrega de flores, mas que nós possamos agir de modo a não permitir mais a violência praticada contra elas”, disse o vereador, que prosseguiu destacando alguns índices alarmantes, que hoje situam o Maranhão como o Estado onde mais morrem mulheres assassinadas no Brasil, segundo o atlas da violência, do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA).

“Precisamos questionar a razão de alguns índices alarmantes que apontam, por exemplo, que, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no nosso país; a cada duas horas, uma mulher é assassinada; a cada hora, 503 mulheres são vítimas de agressão. Tristes estatísticas, nas quais as mulheres brasileiras estão inseridas”, afirmou Honorato.

Eficiência das ações do Governo do Estado

Dando sequência ao pronunciamento, Honorato se posicionou com relação à polêmica em torno da intensificação das blitz, destacando os resultados da política pública de trânsito que vem sendo desenvolvida no Estado.

 “Tenho visto um debate que não considero sadio para a sociedade: a discussão em torno das blitz. Acredito que, se há denúncias de excessos praticados por agentes de trânsito, estes devem ser apurados. Agora, criminalizar a intensificação do trabalho das blitz, através das quais já foi possível, por exemplo, apreender o transporte ilegal de 1700 armas, me parece um tanto equivocado”, disse o vereador, que finalizou a fala, refutando algumas críticas direcionadas ao Governo do Estado. Para isso, pontuou ações e programas do governo Flávio Dino que têm contribuído de forma significativa também para o desenvolvimento da capital maranhense em diversas áreas.

“Não podemos desconsiderar, com todas as limitações ainda existentes, a contribuição significativa do Governo do Estado, por exemplo, na cultura da nossa cidade, como no período carnavalesco; na educação, com o Projeto Escola Digna e a valorização salarial dos professores; na infraestrutura, com o Mais Asfalto; na área de assistência social, com o projeto Casa de Apoio Ninar e o Projeto Travessia, cuja relevância é testemunhada por cada beneficiado que tem dificuldade de locomoção”, finalizou Honorato.

 

 

3 thoughts on “Honorato Fernandes faz alerta para necessidade de combate ao feminicídio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *