Causa de “explosão” em motor de avião que decolou de São Luís teria sido choque com um urubu

Após “um grande barulho” no motor do avião da TAM na tarde deste sábado (9) em São Luís, que foi classificada como “explosão” por passageiros, está sendo investigada que a causa do problema tenha sido um choque com um urubu, habitualmente chamado na linguagem da aeronáutica de “Bird Strike”. A aeronave que tinha destino Guarulhos (SP), teve de retornar ao aeroporto Marecham Hugo da Cunha Machado.

A informação é um alerta para as aeronaves que decolam e pousam em São Luís, uma vez que existe um grande contigente de urubus sobrevoando os ares da capital por conta da proximidade com o aterro de lixo instalado na cidade de Rosário há 40 km da capital ludovicense.

De acordo com informações obtidas por este jornalista, outras aeronaves nas imediações do espaço aéreo de São Luís chegaram a alertar o piloto do voo JJ 4730 para o risco. Outros jatos estavam se reportando da presença de pássaros próximo da área de aproximação das aeronaves ao aeroporto da capital maranhense.

Segundo a nota da TAM foi informado: “A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo JJ4730 (São Luís – São Paulo/Guarulhos), que partiu às 15h13de hoje (9), teve de retornar ao aeroporto de origem devido à necessidade de manutenção corretiva, pousando normalmente às 15h35. O voo foi cancelado e reprogramado sob o número JJ9000, previsto para partir às 8hde amanhã (10) para o destino final. A companhia lamenta o ocorrido e informa está prestando toda a assistência necessária aos passageiros. Reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”. *Horário de Brasília.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *