Nelma Sarney confirma que vai disputar a presidência do TJMA e diz que sua gestão será baseado no diálogo

Em resposta a ofício enviado pelo Sindjus-MA, na quarta-feira (20), informando que o Sindicato irá realizar, nos dias 28 e 29 de setembro, a Consulta Eleições do TJMA – para saber qual a preferência dos servidores do Judiciário Maranhense sobre os nomes que deverão ocupar a Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Corregedoria-Geral de Justiça – a desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa enviou, por e-mail, mensagem aos servidores.

No texto, a desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa confirma sua intenção de concorrer à Presidência do TJMA e fala aos servidores do TJMA sobre o momento histórico e dos princípios que norteariam sua gestão. (Veja o texto na íntegra mais abaixo).

O Sindjus-MA informa que destinará igual espaço para todos os postulantes à Presidência do TJMA e à Corregedoria-Geral de Justiça que enviarem mensagen aos servidores relativa à Consulta sobre Eleições TJMA.

O Sindjus-MA informa ainda que TODOS OS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO podem participar da Consulta Eleições do TJMA. Contudo aqueles que não são filiados precisam preencher cadastro para certificação dos votos, o que se dará pelos dados informados no formulário de cadastro.

A consulta será virtual (por meio do Portal Sindjus-MA) e terá início às 8h do dia 28 e será encerrada às 17h do dia 29 de setembro.

Mensagem da desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa:

Prezado servidor,

É com grande satisfação que me dirijo a cada um de vocês neste momento tão importante para a história do Tribunal de Justiça do Maranhão. Vivemos um momento ímpar na história desta instituição secular, construída sob a égide da ética, da moralidade e do respeito às normas que garantem a harmonia e o bom funcionamento do Poder Judiciário maranhense.

Estamos nos aproximando de mais uma eleição para escolha da Mesa Diretora, fato que ocorre no próximo dia 04 de outubro. É notório que o Tribunal de Justiça adota regras próprias em seu processo eleitoral, conduzido pela Loman e pelas normas internas sempre seguidas na escolha dos seus cargos de direção.

Apesar do ordenamento ainda não incluir a participação direta os servidores, a iniciativa do sindicato talvez possa estar antecipando uma tendência que acompanha toda e qualquer instituição em seu processo evolutivo, razão pela qual merece reconhecimento ao mesmo tempo em que é importante ressaltar a participação de todos na pesquisa.

Nos mais de 30 anos de magistratura, tive a oportunidade de – como juíza, desembargadora e corregedora –percorrer dezenas de comarcas e comprovar o valor que cada servidor possui dentro da sua unidade de trabalho.
Não se pode olvidar que o magistrado é peça fundamental na garantia da paz social e na manutenção do Estado democrático de Direito, mas ao mesmo tempo posso afirmar que se não fosse pelo apoio e dedicação de nossos bravos servidores essa missão seria impossível.

Somos hoje 27 desembargadores, pouco mais de 300 juízes e cerca de 5 mil servidores. Por isso nossa gestão terá como base de atuação a abertura ao permanente diálogo na busca do bem comum. Farei uma gestão com a efetiva participação de todos os meus pares, ouvindo juízes e dialogando com os servidores.

Como presidente, estarei atenta aos clamores sociais, razão pela qual também é necessária uma gestão em harmonia com os poderes Executivo e Legislativo, assim como as instituições, órgãos e entidades de classes do sistema de Justiça. Nesse âmbito, destaco a participação efetiva do SindjusMA e da Associação dos Magistrados nas tomadas de decisão que impliquem mudanças aos servidores e à magistratura.

Temos um longo caminho a trilhar, os desafios são muitos. Por isso convido você a participar desta eleição simulada na certeza de que podemos fazer um Judiciário cada vez melhor.

Vamos construir juntos, participe.

Nelma Sarney
Desembargadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *