Maura Jorge e prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, estão rompidos politicamente

A parceria política entre a ex-prefeita Maura Jorge (PODEMOS) e o atual prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda (PSDB), chega ao fim…

A história entre o atual prefeito Laércio Arruda e a ex-prefeita Maura Jorge, para quem não sabe, não começou nas eleições municipais do ano passado, mas em 2006, quando Maura Jorge e Laércio Arruda concorriam para ocupar o cargo de deputada e deputado estadual, disputando votos no município de Lago da Pedra. A filha do líder político Waldir Jorge (in memoria), que concorria à reeleição, obteve uma votação de 6.866 votos em Lago da Pedra, enquanto Laércio Arruda, conquistou 3.262 votos. Observou-se que Laércio, mesmo sem mandato e sem recursos, obteve quase metade dos votos da então deputada, até aí, adversários políticos…

Em 2006, Maura rompeu sua aliança histórica com a Governadora Roseana Sarney (PMDB), e disputou a eleição pelo PDT, pedindo votos para Jackson Lago (in memoria) até o final do primeiro turno. Iniciado o segundo turno, a deputada já eleita pela legenda de Jackson Lago, abandonou o barco, e retornou à casa de Roseana, que emitia sinais de vitória naquela eleição. Resultado? Lago vence as eleições e começa a trabalhar a sucessão de Luís Osmani, que tentava eleger Fátima Sales (PDT).

Osmani  tinha a máquina municipal e Jackson a estadual, e ambas trabalhavam para vencer as eleições de 2008, e Laércio, por ter adquirido musculatura política em 2006, era assediado para ser candidato a vice, tanto por Osmani, que tinha a certeza de eleição de Fátima, quanto de Maura, que iniciava a caminhada com quase 30% atrás da favorita Fátima Sales. Laércio decide fechar com Maura e nasce a parceria política entre os dois.

Laércio Arruda abriu mão de concorrer ao cargo de prefeito, adiando o seu projeto político, para aliar-se com Maura Jorge, que fez o compromisso de que ele seria o seu vice em 2008 e em 2012, para só então em 2016, Laércio ser o cabeça da chapa.

O fato é: caso Laércio tivesse sido candidato em 2008, Maura não teria sido eleita prefeita daquela cidade e Fátima Sales teria vencido as eleições com tranquilidade. A diferença de votos entre Maura e Fátima foi de apenas 512 votos.

Os compromissos foram honrados: Laércio foi vice de Maura durante os dois mandatos e em seguida Laércio é eleito prefeito. As contas foram pagas!

Em 01 de janeiro de 2017, Laércio assume a prefeitura e as cobranças ao gestor começam a bater à porta, e a cada dia, aumentavam. Ruas esburacadas, segurança fragilizada, dentre outros fatores que sussurravam ao ouvido do prefeito sobre a necessidade de parceiros para ajudá-lo a governar Lago da Pedra.

O prefeito Laércio Arruda procura Maura Jorge para tratar das eleições de 2018, e foi aí onde começou o problema. De um lado está toda a comunidade de Lago da Pedra esperando que a gestão do prefeito Laércio Arruda comece a andar, e para isso, o prefeito necessitava fechar acordos para destinação de emendas parlamentares e de parceiros no governo do estado para conseguir benefícios para a cidade, e do outro lado, está Maura Jorge, com o seu projeto de ser governadora do estado e parceria fechada com o Deputado Federal Aluísio Mendes, que deu a ela a legenda para concorrer ao cargo, e de quebra, ainda indicaria o estadual, deixando Laércio de mãos atadas para qualquer acordo em prol da melhoria da qualidade de vida dos lagopedrenses.

Com coerência e muita prudência, o prefeito eleito buscou parceiros que pudessem ajudar Lago da Pedra a respirar novos ares. O primeiro que se dispôs a ajudar foi o Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que fez a ponte entre Laércio Arruda e Flávio Dino, que prontamente atendeu a todas as solicitações do prefeito, como o asfalto, a ambulância, a viatura para a PM, o trator para agricultura, apoio a cultura, dentre tantos outros benefícios, que foram reforçados com chegada do Deputado Federal André Fufuca, que destinará emendas para asfalto e manutenção da saúde em Lago da Pedra.

Uma postura coerente a do então prefeito, que tem sacrificado a sua condição de conforto, deixado de lado picuinhas políticas e tem lutado diariamente por cada cidadão lagopedrense, pois mandatos vem e vão, prefeitos entram e saem, e o que fica são as obras e o reconhecimento da melhoria de vida do povo de Lago da Pedra, que neste momento é a única prioridade do prefeito Laércio Arruda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *