Festejos juninos movimentam município de Bequimão
Foram 11 dias de manifestações culturais no Arraial de Bequimão. Desde o dia 19 de junho, quando se comemorou o aniversário do município, dando início também aos festejos juninos, a população bequimãoense acompanhou apresentações de bumba-meu-boi, tambor de crioula, terecô, quadrilha, dança portuguesa, dança do boiadeiro e bandas com o melhor do forró.
O arraial foi montado em frente à nova Praça Santo Antônio. Sob o colorido das bandeirinhas, passaram brincadeiras organizadas no próprio município e outras que vieram de fora para dar ainda maior brilho à festa. A programação foi organizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.
“Damos uma atenção especial às brincadeiras locais, porque essa é uma forma de valorizar a criatividade e o empenho dos nossos conterrâneos que se esforçam para manter vivas suas tradições”, afirmou a secretária Dinha Pinheiro.
Também ganharam destaque na programação as bandas Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões) e Fabrícia, que fizeram a abertura do arraial. O encerramento ficou por conta da banda pinheirense Miragem, contemplando principalmente o gosto dos mais jovens.
O Boi Estrela de Bequimão brilhou durante a programação, mostrando a força da tradição no sotaque de orquestra. Com mais de 30 anos de história, o grupo de bumba-meu-boi bequimãoense é reconhecido pelo estilo autêntico.
A Casa da Cultura, que abriga principalmente grupos de terecô, pajelança e tambor de crioula, já se consagrou como espaço para as manifestações de raiz no município. A festança sempre se estendia até o sol raiar. No barracão de reggae, a festa também invadia a madrugada.
“É nesses momentos que também reafirmamos nossa identidade e a nossa força para seguir em frente. Por isso damos muita atenção aos grupos locais, que precisam sim ser incentivados e valorizados. E a cada ano esperamos fazer ainda melhor”, avaliou o prefeito Zé Martins.