“Vai ter debate sim” na Tv Difusora nesta terça-feira (27), garante Lobão Filho

lobaofilhotvdiO proprietário da Tv Difusora, Lobão Filho (PMDB), garantiu a este jornalista que o Debate desta terça-feira (27), vai ocorrer normalmente, exceto se houver nova decisão da Justiça Eleitoral que acabaria causando embaraços na produção do programa. “Vai ter debate sim, vai ser incluso o Eduardo Braide. Porém é necessário frisar que o debate vai ocorrer, desde que a Justiça não crie mais empecilhos na logística do debate”, afirmou.

A principio estava combinado que apenas os candidatos de partidos com representatividade na Câmara Federal participariam do debate. Isso garantia a presença de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Wellington (PP), Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB). No entanto, uma decisão da Justiça Eleitoral garantiu a presença de Eduardo Braide (PMN).

Quem entrou na Justiça Eleitoral também foi a candidata Rose Sales (PMB), que estaria utilizando argumento parecido de Eduardo Braide.

“Debate é algo preparado com bastante antecedência, tem regras. Se a Justiça começa a fazer um monte de mudanças em cima da hora, começa a inviabilizar o debate. A mesa e a plaquinha estão sendo preparados para o Eduardo, pois não tinha ainda, está sendo tudo de forma corrida para se adequar a essa decisão”, declarou Lobão Filho.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a candidata Luiza Erundina e o candidato Marcelo Freixo, ambos do PSOL, respectivamente, entraram com ações para participar dos debates, mas os pedidos foram negados. De acordo com a Justiça Eleitoral eles não preenchem os requisitos exigidos pela legislação eleitoral, que limita o número de participantes em debates de rádio e televisão. Conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), estão aptos a participar de debates quem integre partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados.

Já a decisão da Justiça Eleitoral do Maranhão está se valendo de uma brecha que de acordo com a mesma lei prevê a possibilidade de alteração da regra caso haja concordância de, ao menos, dois terços dos demais candidatos com a representatividade exigida. E como existe um documento assinado por 8 dos 9 candidatos, os quais são favoráveis a participação de todos os candidatos em debates, houve um entendimento em favor de Eduardo Braide e pode favorecer também Rose Sales, assim como os demais concorrentes.

O debate está previsto para ter início às 22h30, porém fica na dependência das decisões da Justiça Eleitoral…

2 thoughts on ““Vai ter debate sim” na Tv Difusora nesta terça-feira (27), garante Lobão Filho

  1. Isso é muito triste, pois ainda existem eleitores indecisos e esses debates servem para tentar sanar essa dúvidas, e o pior é não debate por conta de um candidato que tem chances minimas de qualquer coisa nessa eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *