Santa Casa do Maranhão anuncia a demissão em massa de quase 100 funcionários

santacasamaO diretor da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão, Abdon Murad, anunciou nesta tarde de segunda-feira (11), que 89 funcionários do estabelecimento hospitalar foram demitidos. De acordo com o médico, ele não tinha outra opção a não ser optar pelo corte do pessoal.

Em nota pública distribuída a impressa, Abdon afirma: “Sinto muito , mas, tive de fazer as demissões. A Santa Casa MA é 100% SUS e, a Tabela do SUS não tem nenhum centavo de reajuste, há 13 anos e meio, nos desgovernos Lula e Dilma. Medicina é caro. Sinto muito, mas, não daria para manter a Santa Casa aberta e atendendo à população do SUS, se não cortasse a gordura, cortar na carne, mesmo! A Santa Casa precisa de ajuda, não de críticas!” [SIC].

Abdon Murad ainda argumenta que a situação difícil da Santa Casa não é exclusiva do Maranhão, mas sim de todo o país. Em São Paulo, o mesmo estabelecimento hospitalar demitiu 1.500 funcionários.

A Santa Casa de Misericórdia é conhecida como a maior unidade de saúde pública do Maranhão, porém é o que possui uma das piores estruturas por falta de recursos. Constantes greves de funcionários são feitas. Atualmente a unidade de saúde mantém um convênio com a Prefeitura de São Luís.

Em 2015, a Justiça do Maranhão chegou a ordenar que a Prefeitura de São Luís fizesse a reforma da Santa Casa, mas essa decisão nunca fui cumprida, uma vez que o executivo municipal alega não ser o responsável pelo hospital, mas sim um parceiro.

O atendimento médio mensal da Santa Casa varia de 1.300 pacientes entre cirurgia geral, obstetrícia, pediatria, ortopedia, clínica médica e as consultas giram em torno de 10 mil por mês. Nascido sob a inspiração religiosa, a Santa Casa do Maranhão, criada em 1653, mantém aspectos e símbolos católicos em seus pavilhões.

Ano passado, Abdon Murad também revelou que a Santa Casa de Misericórdia possuía uma dívida de R$800 mil. O hospital não possui mais ligação com a Igreja Católica, atualmente só possui  forte ligação com os cursos profissionalizantes São Francisco de Assis, Ana Nery, Enema, e a Faculdade Pitágoras, além dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde os alunos atuam na função de estagiários no período da manhã, tarde e a noite.

A única ajuda que a Santa Casa recebeu nos últimos anos foi uma doação do suplente de senador Edison Lobão Filho (PMDB) que refez a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois estava fechada. A UTI hoje conta com aparelhos novos, com 11 leitos funcionando.

5 thoughts on “Santa Casa do Maranhão anuncia a demissão em massa de quase 100 funcionários

  1. E uma vergonha ver lides político tirando dinheiros público pra investir na política e na saúde so miséria e por sima de tudo isso ver pais de famílias desempregados…. que Deus tenha misericórdia desse povo….

  2. É complicado de se acreditar nessa noticia que não saiu em lugar nenhum mais até agora.A santa casa está na lista de projetos de reformas da prefeitura e muita coisa ja foi arrumada por lá!
    quanto ao pagamento dos funcionarios , não depende só da prefeitura, é algo que depende do Governo federal. até porque a dinheiro do SUS è federal.

  3. nós maranhense devemos nos unir pedir apoio do governo, e sim de empresários com grandes portes para ajudar na reforma da Santa casa. grandes ajudas de supermercados com alimentos etc… são tantas famílias que dependem e precisan do atendimento dessa unidade de saúde. Você vê o governo apoiando um grande evento mais vê apoiando uma casa de saúde isso é uma vergonha no nosso país.

  4. a Santa casa é uma casa de saúde que atende milhares de pessoas de interiores de baixa renda e sim do nosso estado vamos empresários que toque no seu coração pode ser uma pessoa da sua família que pode precisar dessa casa de saúde é uma vergonha você patrocinar um evento e não ajudar uma casa de saúde. vamos dar essa força empresário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *