Grande Loja Maçônica do Maranhão participa da CMSB em Maceió

grandelojamaceioAcontece a partir deste sábado (2) em Maceió o encontro anual da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – a qual vai se estender até o próximo dia 7 de julho. O evento congrega todas as 27 Grandes Lojas Maçônicas dos estados brasileiros. O Maranhão vai participar ativamente sob a liderança do Grão-mestre Ubiratan João de Castro que está levando uma comitiva de mais de 50 participantes. O objetivo central da atividade é discutir os mais diferentes temas de interesse interno e da sociedade, sempre objetivando a unidade das Grandes Lojas e políticas de atração visando o bem estar da Pátria e da Humanidade.

O embarque da comitiva maranhense aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira (1). Serão cinco dias de Plenárias, Palestras, Comemorações, Passeios e principalmente de Confraternização.

DSC_0071Sobre a CMSB

A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB é formada pelas 27 Grandes Lojas Maçônicas Estaduais do Brasil, que reúnem 2.765 lojas e 126.000 membros ativos, (List of Lodges, ed. 2013). é uma entidade civil sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

A CMSB constitui-se de dois órgãos deliberativos, um executivo e outro de fiscalização. Os deliberativos são a Assembleia Geral, órgão soberano e a Conferência de Grão-Mestres. O poder executivo é representado pela Secretaria Geral, responsável pela gestão da entidade, e também formada pelas Secretarias de Finanças e de Relações Exteriores. O órgão fiscalizador é denominado Conselho Fiscal, responsável pela análise e aprovação do movimento contábil da entidade.

   A CMSB possui, entre suas finalidades:

a)    incrementar a difusão, pelas confederadas, da doutrina e dos postulados da Maçonaria Universal e do ideal maçônico;
b)    estudar e coordenar medidas que possam interessar às confederadas, no sentido da ação maçônica conjunta;
c)    sugerir e estimular instruções maçônicas entre as confederadas;
d)    ativar as relações das confederadas entre si e destas com outras instituições maçônicas regulares;
e)    manter cursos nos campos educativo, científico e assistencial, diretamente ou por intermédio das confederadas; conceder bolsas de estudo e promover programas assistenciais voltados para o indivíduo como pessoa humana útil e produtiva;
f)    manter, em sua sede, biblioteca que contenha departamentos público e maçônico e estimular a criação e o desenvolvimento de organismos similares pelas confederadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *