Edivaldo Júnior reúne 13 presidentes de partidos nesta segunda para fechar apoio a sua reeleição

edivaldopdt2A partir das 8h30 desta segunda-feira (6) na sede do PDT no Centro de São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior vai reunir pelo menos 13 presidentes estaduais de partidos para discutir o projeto da sua reeleição. Em contato com os dirigentes partidários, este jornalista obteve a confirmação da presença dos seguintes partidos: PSD, PROS, PTB, PRP, PEN, PSDC e PSL. Por questões óbvias PDT, PCdoB e PTC estão confirmados no encontro e apenas os presidentes do PRB, DEM e PSC não foram encontrados para confirmar presença, mas é muito provável que estejam na reunião.

O que estranha a reunião é que as discussões serão feitas com os presidentes dos diretórios estaduais, o que sugere ser uma articulação feita por parte do Palácio dos Leões. Especula-se que os dirigentes foram chamados exatamente para construir acordos que envolvam não só São Luís, mas também acordos que envolvam os demais municípios maranhenses. Ou seja, será no estilo: “me apoia na capital que em outros 20 municípios meu partido te apoia”.

Apesar de 13 partidos estarem participando da reunião, não significa que todos vão apoiar Edivaldo. Caso do PEN, PSDC e PSL que ainda aguardam uma definição das negociações. Em contato com este jornalista, Jota Pinto e Allan Kardec, revelaram que vão participar do encontro, mas não dão garantias de apoio ao projeto de reeleição do prefeito de São Luís. Já Chico Carvalho, disse que só depende de Edivaldo Júnior, mas que a tendência é fechar com o Palácio de La Ravardiere.

Já entre aqueles que já anteciparam apoio, os mais empolgados foram: Claudio Trinchão do PSD que garantiu com toda certeza a aliança com Edivaldo, a qual teria sido firmada há 3 meses. De acordo com o apurado, o presidente do partido foi beneficiado com a indicação de 90 cargos na administração municipal para firmar o apoio. Vale lembrar que desde maio de 2015, este blog anunciou que Trinchão já estaria fechado com Edivaldo. Outro foi o vereador Pedro Lucas do PTB, que já disse ir até o fim com Edivaldo, inclusive na derrota, na oportunidade ele declarou: “se for para perder, perderemos juntos”. O trabalhista vem sendo cotado para ser candidato a vice-prefeito do pedetista. E por fim Severino Sales do PRP, completou a lista dos principais apoiadores, aqueles que demonstram maior envolvimento e até mesmo perspectiva de vitória.

Caso se confirme o número dos 13 partidos, Edivaldo vai ficar próximo de repetir o feito de Washington quando em 2012 reuniu em torno do seu nome 14 siglas partidárias e garantiu um bom tempo de televisão e rádio. Acontece que mesmo com o apoio do governo estadual e do grande tempo de propaganda eleitoral, o ex-petista não chegou nem ao segundo turno e terminou em quarto lugar na disputa. Entre as legendas que apoiaram a candidatura petista na última eleição municipal, pelo menos 7 sinalizam com apoio ao prefeito de São Luís, elas são: DEM, PTB, PSD, PSC, PSDC, PSL e PRB.

Cenário muito parecido com Edivaldo, que tem o apoio do governo, muitas siglas o apoiando em troca de estrutura, mas não é o preferido dos ludovicenses até então.

Bloco dos que não vão apoiar Edivaldo

Apesar de parecer bem definido o campo partidário de Edivaldo Holanda Júnior, outros presidentes de partidos foram procurados para saber da participação ou não do encontro desta segunda-feira (6). A surpresa ficou por conta daqueles que ainda pareciam próximos do Palácio de La Ravardiere, mas descartaram qualquer encontro para declarar apoio ao prefeito.

O PSB que foi aliado em 2012, informou que não faz sentido nenhum participar do encontro, uma vez que está em discussão a candidatura própria para prefeito ou o apoio a deputada federal Eliziane Gama (PPS). E por enquanto não há nenhum sentimento de desejo de apoiar Edivaldo Júnior.

O PT que faz parte da gestão Edivaldo, disse que nenhum dirigente foi convidado para participar da reunião e mesmo que isso ocorresse, eles não participariam. Os petistas acreditam ser difícil uma composição com Edivaldo, mas se colocam a disposição do dialogo. As informações foram repassadas por Raimundo Monteiro e Fernando Magalhães, presidentes do diretório estadual e municipal, respectivamente.

Já o presidente do PR foi o mais enfático e que surpreendeu. Participando da gestão com o secretário de Articulação Política, Hélio Soares e tendo o presidente da Câmara de Vereadores Astro de Ogum como um dos principais aliados do prefeito, o partido deve apoiar Eliziane Gama. Josimar de Maranhãozinho ao ser perguntado sobre uma eventual participação no encontro, declarou: “com certeza não vou participar dessa reunião”.

Outros presidentes de partido que descartaram a participação na reunião e também a possibilidade de declarar apoio a Edivaldo foram o PMN através de Eduardo Braide, SDD por meio de Simplício Araújo, PP de André Fufuca, PTN e PTdoB que são orientados por Aluísio Mendes e Rede por Gledson Brito.

Partidos que já declararam publicamente a intenção de pré-candidaturas e alianças não foram procurados por questões óbvias, caso de: PPS, PSDB, PHS, PMB, PMDB, entre outros.

Já os da extrema esquerda – PSOL, PCB, PSTU e PCO – por questões ideológicas também não vão participar da reunião na sede do PDT.

6 thoughts on “Edivaldo Júnior reúne 13 presidentes de partidos nesta segunda para fechar apoio a sua reeleição

  1. Diego Emir, voce parece tao inocente. Claro que Os partidos estao pensando no apoio e no futuro. Óbvio! Mais óbvio ainda é que Edivaldo é forte e estará ainda mais fortalecido com o apoio de mais partidos. è o candidato mais bem preparado para essa eleição. Quem pensa que votar em outro candidato estará fazendo uma escolha correta, vai se arrepender amargamente.

  2. Alianças que com certeza farão a diferença uma vez que Edivaldo for reeleito, pois ele tem seu trabalho reconhecido sim pelo povo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *