Secretária Helena Duailibe garante avanços na área de saúde em São Luís

helenaedivaldoDentre as politicas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, o setor de saúde é um dos que já comemora muitos resultados positivos a partir dos investimentos realizados na gestão da secretária Helena Duailibe (PMDB). A saúde municipal contabiliza avanços tanto no que diz respeito à melhoria da estrutura física quanto a partir de ações estratégias para melhoria na qualidade do atendimento. O esvaziamento dos corredores dos principais hospitais de urgência e emergência do município, concedendo dignidade ao atendimento; a ampliação do número de leitos de UTI; a reforma de unidades de saúde; e a qualificação concedida pelo Ministério da Saúde a dois hospitais do município são algumas das realizações da atual gestão.

As melhorias contam com a parceria dos governos estadual e federal. No mês de abril, dois hospitais de São Luís tiveram oficializado o reconhecimento nacional. O Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital da Mulher foram credenciados junto ao Ministério da Saúde como unidades de referência em alta complexidade nas áreas de ortopedia e traumatologia e de neurologia, respectivamente. A qualificação de excelência é resultado das intervenções realizadas pela atual gestão, que incluíram, além de melhorias na estrutura física, a capacitação do corpo técnico do hospital e a implantação de padrões específicos de atendimento.

No caso do Socorrão II, o parecer positivo do governo federal qualifica os municípios de São Luís para intensificar e ampliar os serviços, a partir da inclusão, no orçamento do Ministério da Saúde, da realização de serviços complexos de traumato-ortopedia. Antes, esse atendimento era realizado com recursos próprios pelo hospital. Mensalmente, a equipe médica do Socorrão II atende na emergência ortopédica mais de 600 pacientes, provenientes tanto da capital quanto de municípios do interior do estado, e realiza cerca de 300 cirurgias.

Com a qualificação recebida do Ministério da Saúde, o Hospital da Mulher foi outra unidade a alcançar uma posição de destaque. O hospital localizado no bairro do Anjo da Guarda teve o serviço de neurologia implantado durante a gestão do prefeito Edivaldo e, a partir do credenciamento, tornou-se referência em todo o Maranhão para procedimentos cirúrgicos em aneurismas, tumores e traumas raquimedulares, entre outros serviços na área.

“Ao investir em melhorias de estruturas físicas, na padronização de procedimentos e na reestruturação da rede de saúde de São Luís, o prefeito Edivaldo criou todas as condições favoráveis para que os nossos hospitais fossem reconhecidos como unidades de qualidade e referência em saúde, tanto pelo governo federal quanto por quem necessita, diariamente, desses serviços”, afirmou a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe.

Parcerias

Segue em ritmo acelerado a obra do novo Hospital da Criança, construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do estado. Inaugurada há 20 anos, a atual estrutura não comportava mais a crescente demanda da unidade. A construção do novo hospital possibilitará, além das melhorias de estrutura física, a ampliação da gama de serviços oferecidos para a comunidade. Após a inauguração, o Hospital da Criança terá UTI com 11 leitos, centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, 25 enfermarias com 91 leitos, enfermarias de isolamento, área vermelha e área amarela, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite e duas recepções de espera infantil.

Com espaços destinados aos pacientes e voltados para procedimentos hospitalares, o novo Hospital da Criança terá também ambientes de apoio às unidades funcionais, como arquivo médico, rouparia, sala de espera de pacientes e acompanhantes, sala de preparo de equipamentos e material. O hospital ganhará ainda ambientes para laboratório de revelação de filmes e chapas, sala de laudo, sala de indução anestésica, sala de preparo do paciente e sala de entrevista, entre outros ambientes.

Outra parceria reforçada pela Prefeitura de São Luís com amplos benefícios para os pacientes atendidos pelo município foi com a Santa Casa de Misericórdia. Por meio da parceria, foram disponibilizados 150 leitos na Santa Casa, o que possibilitou realizar a ação “Maca Zero”, transferindo para aquele hospital pacientes que estavam nos corredores do Socorrão I. A transferência foi realizada na última sexta-feira (29), e foi acompanhada pelo prefeito Edivaldo.

Estrutura

Ainda como parte das ações de reestruturação da rede de urgência e emergência, determinadas pelo prefeito Edivaldo, estão em curso melhorias nos Socorrões I e II. No Socorrão I, que desde 2006 não recebia melhorias físicas, foram implantados mais dez leitos de UTI – hoje são 20 leitos em atividade, no total. O hospital também ganhará, em breve, um espaço com quatro leitos para atendimento especializado de urgências buco maxilares, serviço inédito na rede pública de saúde. Além disto, está sendo feita a recuperação do telhado, do centro de material, da farmácia e a revitalização das estruturas elétrica e hidráulica de todos os ambientes. A Prefeitura também iniciou a reforma da área vermelha.

A Prefeitura também garantiu a reforma de 14 unidades de saúde e realizou intervenções de manutenção em outros dez postos. A descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outra mudança da atual gestão, aumentou em 62% o volume de atendimentos. Agora são cinco pontos de apoio, localizados nos bairros Cidade Olímpica, Distrito Industrial, Vicente Fialho, Itaqui-Bacanga e São Bernardo. Também foi descentralizada a Central de Marcação de Consultas. A central passou a ter 25 unidades, gerando mais agilidade no atendimento. O prefeito Edivaldo também reestruturou e colocou em circulação 12 ambulâncias, sendo que duas delas são de suporte avançado (equipe formada por médico, técnico de enfermagem, socorrista e motorista).

2 thoughts on “Secretária Helena Duailibe garante avanços na área de saúde em São Luís

  1. Apesar de ainda não está o ideal, podemos perceber um grande avanço mesmo, se continuar assim, dentro de pouco tempo teremos uma saúde de excelência.

  2. Com certeza o Prefeito e a secretaria tem uma participação considerável, mas temos que lembrar que isso só foi possível pela determinação dos colaboradores da área da saúde..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *