Dilma é afastada da presidência da República após Senado Federal aprovar o impeachment

Após 21 horas de sessão, o Senado Federal decidiu por ampla maioria aprovar o impeachment da presidente Dilma, o que vai levar a petista a ficar 180 dias afastada do cargo. 55 senadores votaram pela aprovação e 22 contra. O presidente Renan Calheiros não voltou e 3 faltaram a sessão.

A votação começou por volta das 6h30 da manhã desta quinta-feira (12). O último a falar foi o advogado José Eduardo Cardozo que tentou fazer uma defesa buscando o viés emocional, afirmando que não ficaria marcado na história como alguém que puniu uma pessoa honesta e correta como a presidente Dilma.

O ponto alto da sessão também foi o discurso de Fernando Collor que usou sua fala para rememorar o seu impeachment em 1992. Mostrou mágoa com aqueles que lhe cassaram.

Entre os maranhenses, Roberto Rocha (PSB) e Edison Lobão (PMDB) votaram a favor do processo. Já João Alberto (PMDB) votou contra.

Dilma agora terá até 180 dias para se defender. O vice-presidente Michel Temer deve assumir na tarde desta quinta-feira, o cargo de presidente e já nomear a nova equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *