Exclusivo! Governador Flávio Dino exonera mais um secretário

felipedeholanda2Não foi apenas Marcos Pacheco que passou por um processo de exoneração na equipe do secretariado de Flávio Dino (PCdoB) neste mês. No último dia 14 de abril, Felipe de Holanda também foi demitido do cargo de secretário de Programas Especiais e interinamente quem assumiu o cargo foi Pierre Batista Moraes Januário. A decisão ocorreu em silêncio e somente registrada em Diário Oficial. De acordo com o apurado, a demissão do economista que também acumulava o cargo de presidente do IMESC, ocorreu a pedido de um grupo de investidores chineses.

O governo do Maranhão por meio de uma articulação com a China, tenta instalar um grande empreendimento no Maranhão, provavelmente no local onde seria instalada a Refinaria Premium. A principio a proposta é que uma siderúrgica entre em funcionamento no estado antes de 2018.

A articulação ocorre através das Secretarias de Indústria e Comércio e Programas Especiais e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), mas que tem o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), como coordenador das negociações, inclusive ele sendo o responsável por liderar as comitivas do governo nas viagens à China.

Ocorre que Felipe de Holanda também tinha papel extremamente fundamental nessa missão, uma vez que a sua Secretaria seria responsável por conduzir o projeto junto aos chineses. Porém houve um desentendimento entre os investidores e o ex-secretário, desta forma um e-mail foi enviado ao governador Flávio Dino informando que caso o economista continuasse a frente da Secretaria de Programas Especiais, os chineses desistiriam do projeto.

felipedeholandaSem pensar, o governador optou por exonerar Felipe de Holanda e decidiu que o vice-governador Carlos Brandão será o responsável por acompanhar os trabalhos da Secretaria de Programas Especiais, assim como continuar chefiando as missões que buscam trazer a siderúrgica chinesa ao Maranhão.

Felipe de Holanda assumiu a Secretaria de Programas Especiais em maio de 2015. A saída do economista é mais uma para a conta de trocas dos secretários, antes foram exonerados: Ester Marques (CULTURA), Delma Andrade (SECULT),  Áurea Prazeres (SEDUC), Robson Paz (SECOM), além das trocas de secretarias de Felipe Camarão (SEGEP/SECULT/GABINETE/SEDUC), Marcos Pacheco (SES/POLÍTICAS PÚBLICAS) e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *