Eliziane Gama quer que PGR denuncie Bolsonaro por apologia à tortura

fotoelizianegamaA deputada federal Eliziane Gama e os deputados federais do PPS Arnaldo Jordy (PA), Carmen Zanotto (SC) solicitaram nesta quinta-feira(28) que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denuncie o também deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por apologia ao crime.

Na representação, os parlamentares sustentam que Bolsonaro deve ser enquadrado no artigo 287 do Código Penal, após dedicar seu voto ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante a sessão que aprovou a admissibilidade do processo de impeachment, na Casa, contra a presidente Dilma Rousseff. Ustra cometeu graves crimes contra perseguidos políticos, principalmente o de tortura.

“Diante deste quadro, resta evidente que, ao reverenciar a abjeta memória de um torturador facínora e desumano, o representado praticou apologia de criminoso, conduta típica assim definida pelo Código Penal”, menciona um dos trechos da representação.

Os deputados alegam que a imunidade parlamentar não protege Bolsonaro que, neste caso específico, atentou contra a democracia. Os deputados citam decisão do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida em 2015, ao julgar recurso extraordinário sobre inviolabilidade civil das opiniões de parlamentares.

“Ora, ao reverenciar práticas de tortura ocorridas em período ditatorial, o representado, a toda evidência, afastou-se do contexto democrático, não lhe sendo lícito escudar-se em uma importante garantia para o exercício livre do mandato parlamentar para fazer apologia a um criminoso já falecido. Imunidade parlamentar não pode ser interpretada como “impunidade parlamentar””, justificam os autores da petição.

Apologia é crime que pode resultar em detenção, de três a seis meses, ou multa.

1 thought on “Eliziane Gama quer que PGR denuncie Bolsonaro por apologia à tortura

  1. “A tal mudança ainda não foi sentida pela massa”, reflete Maura Jorge, sobre o governo Flávio Dino…Blog Marco Deça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *