Crisógono Vieira: O exemplo que vem de Riachão

DSC_0623Prefeitos no Brasil de forma geral estão em baixa. Mal avaliados e desgastados pela crise econômica somada a incompetência e a falta de compromisso com o povo. Porém no sul do Maranhão, existe um exemplo que demonstra ser inversamente o contrário do senso comum atual. A maior parte dos gestores aproveitam para se esconder dos eleitores, mas em Riachão a situação é diferente. Crisógono Vieira só anda ao lado da população.

Advogado por formação, o prefeito da pequena e pacata cidade maranhense, despertou na população riachoense algo que nenhum dos seus antecessores conseguiram: aprovação do mandato.

Riachão é conhecida por nunca ter reeleito nenhum prefeito. Desde 1992 a cidade se alternava entre os nomes conhecidos e cansados de Atalaia, Edmar e João Braga. Crisógono foi o primeiro a conseguir romper esse ciclo em 2012 e deve ficar marcado na história como o primeiro e único prefeito da nova democracia a ser reeleito na cidade, afinal essa será a última vez que a reeleição ainda vai estar valendo.

DSC_0638Mas a aceitação de Crisógono não vem do acaso. É fruto de muito trabalho. Obras importantes tiraram o município de Riachão do século passado, afinal existiam comunidades que ainda viviam isoladas do resto do mundo, nem de moto chegava em alguns lugarejos. No entanto, os mais de 300 km de estradas vicinais abertos pela Prefeitura, trouxeram vida nova aos moradores desses povoados.

Na Educação, existe um grande avanço, quase 5 mil estudantes agora possuem escolas modernas e de qualidade para prática do ensino, vislumbrando um futuro melhor, uma vez que todos ainda possuem fardamento, material, transporte e merenda escolar, algo que deveria ser normal, mas em Riachão somente nesta gestão é que está virando uma trivialidade. Portanto não é difícil sonhar que em alguns anos, médicos, advogados, engenheiros, jornalistas e outros profissionais vão estar despontando originalmente de Riachão.

DSC_0702A Saúde que geralmente é a pedra no sapato dos gestores municipais, em Riachão vive um momento diferente. Sem recursos do governo estadual, a Prefeitura mantém um hospital com 51 leitos em pleno funcionamento 24 horas com especialidades garantidas como ortopedia e psiquiatria, além de cirurgiões, anestesistas e clínicos gerais.

A receita para o sucesso, Crisógono Vieira não esconde. “É trabalho e zelo pela coisa pública”, ele explica. Se a maioria dos prefeitos acaba por optando por morar na capital, o de Riachão faz diferente, não só mora como vive a sua cidade. É ele quem observa se a pedra do calçamento das ruas está sendo colocada de forma correta ou se no hospital da zona rural as obras estão andando no cronograma correto.

DSC_0633De Riachão é produzido um exemplo a ser seguido pelos demais gestores: seriedade, compromisso e trabalho são as marcas do prefeito Crisógono Vieira.

Pesquisas apontam que ele possui 60% de aprovação do seu mandato, mas o estudo talvez nem fosse necessário, caso alguém acompanhasse um dia de trabalho do gestor pelas ruas da modesta cidade, mas que já desponta para um futuro bem mais promissor de progresso e desenvolvimento.

1 thought on “Crisógono Vieira: O exemplo que vem de Riachão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *