Vereador Estevão anuncia filiação ao PSB e lança Roberto Rocha Júnior pré-candidato a prefeito de São Luís

estevaoPSB2O vereador Estevão Aragão anunciou na manhã desta quarta-feira (23), que está deixando de forma oficial o Solidariedade e se filiando no PSB. Na oportunidade, muito mais que comunicar a mudança partidária, o parlamentar sugeriu que Roberto Rocha Júnior (PSB), dispute o cargo de prefeito de São Luís, ou seja, ele chega na legenda socialista sugerindo que ocorra uma prévia entre Bira do Pindaré e o filho do senador Roberto Rocha, para saber quem vai concorrer ao Palácio de La Ravardiere.

Estevão chega no PSB jogando uma bomba e promete mais uma vez sacudir as estruturas internas da sigla socialista. Bira não vai ter paz para conseguir garantir sua candidatura.

Confira na íntegra a mensagem de Estevão Aragão:

estevaopsbUM PREFEITO PARA SÃO LUIS

No ano em que São Luis irá escolher o seu mandatário, cabe a esta casa fazer uma reflexão sobre o seu papel institucional e político, e a responsabilidade que temos coletivamente, como representantes do povo da cidade.

A experiência que acumulamos no Legislativo vale como um vestibular para o Executivo. Qualquer um de nós tem legitimidade para aspirar ao cargo de Prefeito, com a autoridade que nos é dada pela proximidade com o cidadão. Diria que uma das virtudes que um prefeito deve ter é justamente conhecer as demandas da população no chão da rua, a partir das organizações de bairro, sem intermediários, vivenciando as necessidades e aflições da população. Quem melhor do que o vereador conhece em primeira mão o funcionamento dos equipamentos urbanos: o posto de saúde, a escola, a creche, os pontos de ônibus?

Para nós, as políticas públicas não precisam de tradução técnica. Nós recolhemos os sentimentos da população sobre os impactos das políticas na vida do dia-a-dia das pessoas.

Alguns, dentre nós, tem aparecido nos noticiários como aspirantes ao cargo. É legítimo e democrático que assim seja. Mas me permitam aqui ampliar o leque de possibilidades ao destacar, dentre tantos nomes que representam um sopro de renovação política em nossa cidade, o do nobre vereador Roberto Rocha Jr.

Roberto Rocha Jr. é de uma cepa de políticos que já fez muito pelo Maranhão. Política com P maiúsculo. Política voltada para o desenvolvimento do Estado e a melhoria das condições de vida do nosso povo. Vale dizer, um traço que marca a família política dos Rocha é que o sobrenome, do qual se honram, nunca foi a régua para medir o seu desempenho. Foi assim do velho Luis Rocha para seu filho, hoje o senador Roberto. E todos nesta casa sabem por experiência própria que a luz do vereador Roberto brilha sozinha. Aprendemos a admirar sua capacidade de diálogo, sua liderança serena, seu modo cortês de travar o combate político, com discernimento e assertividade. Posso invocar o testemunho até mesmo daqueles que militam em campos opostos.

Devo destacar ainda a simplicidade que é a marca de sua família. Pessoas acessíveis, com forte sentimento de pertencimento e amor ao Maranhão. Gente que guardou aquele olhar interiorano, de quem aprecia os prazeres mais simples da vida, uma conversa na varanda, um banho de riacho, uma prosa com amigos.

Roberto Jr é político de palavra. Tem visão política, é um articulador e analista político com postura e atitude. Pode-se discordar dele, e muitas vezes eu mesmo discordei, mas não se pode de boa-fé negar o seu comprometimento com a causa pública e com as ideias que defende. Roberto Jr valorizaria muito esta Casa se oferecesse seu nome para postular novas ideias e uma outra mentalidade na condução da gestão municipal.

Além disso projetaria o esforço de todos nós na busca de soluções para os problemas que afligem nossa cidade. Problemas que se arrastam muitas vezes por décadas, e que se mostram além da capacidade da máquina pública de enfrentá-los.

São poucos os que demonstram o entendimento de que o enfrentamento de alguns problemas exige a superação de paradigmas que estão incrustados na nossa cultura política e administrativa. Roberto é um desses que pode não trazer fórmulas de solução, mas percebe que somente um novo arranjo político pode construir as condições para que o prefeito de nossa cidade não seja refém dessa lógica que transforma os gestores em participantes de uma gincana sem sentido que retira energia, consome a inteligência e não consegue ir além de uma simples atualização de soluções paliativas.

Precisamos de visionários, dispostos a enfrentar a espessura das ideias feitas e das soluções temporárias. Muitos dirão que tamanha tarefa não pode ser entregue a mãos tão jovens. Mas é justamente a juventude que pode gerar a capacidade de dialogar com a extraordinária força empreendedora que não se sente representada por essa engenharia política que não aposta na renovação. Ao contrário, aposta na repetição de esquemas mentais e soluções que funcionaram num tempo em que o conhecimento era estanque, inacessível. O poder se concentrava nas mãos de quem detinha o conhecimento. Hoje as velhas estruturas não dão mais conta de traduzir um mundo sem fronteiras. Juventude não é uma questão de idade, mas de sintonia com a dinâmica do seu tempo. E poucos políticos ousam pensar sintonizados no mundo horizontal das redes sociais.

Vale ainda lembrar que Roberto Jr. conta com o prestígio de canais abertos em Brasília para fazer valer as demandas da cidade. Nós estamos vendo a cada dia nossa capital perdendo oportunidades por falta de articulação política. Não é apenas uma questão de ter contatos pessoais, mas de compreender que o sucesso das políticas públicas depende de acompanhamento técnico e comprometimento político.

São Luis padece de uma formulação mais profissional para fazer as pontes entre o poder municipal e o poder Central. Uma nova mentalidade precisa surgir para inaugurar um modelo de gestão em que o Prefeito não seja um síndico, mas um líder que libere as forças produtivas da cidade que estão interditadas por conta de uma visão arcaica, burocrática, engessada.

Eu mesmo me ofereço para somar forças em seu partido, que teria assim também a oportunidade de discutir um projeto diferenciado, que fala para amplas camadas da população. Conte comigo para caminhar junto, nesse desafio que engrandece a política e aponta para novos caminhos para nossa querida São Luis.

Vereador Estevão Aragão

2 thoughts on “Vereador Estevão anuncia filiação ao PSB e lança Roberto Rocha Júnior pré-candidato a prefeito de São Luís

  1. Eu acho que será uma escolha bastante acertada do partido se realmente lançar o nome do vereador Roberto Rocha Júnior como pré-candidato à Prefeitura de São Luís. Admiro o trabalho do deputado Bira do Pindaré, mas, nesse momento em que o país se encontra, São Luís necessita de políticos com transito mais livre em Brasília, e que tenha forca e articulação política para trazer mais recursos para o nosso município. Acho que será um ótimo nome para a disputa a Prefeitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *