Timon: SEMDES discute políticas públicas para crianças e adolescentes

Foi discutido no auditório da Fundação Cidadania, nesta segunda-feira (21/03), o Plano Decenal da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMDES). Vários profissionais estiveram presentes na ocasião para falar das políticas públicas implementadas no município.

O intuito do relatório é orientar o poder público federal, estadual e municipal  sobre a implementação e acompanhamento das políticas públicas que garantam efetivamente o cumprimento dos Diretos Humanos das crianças e adolescentes. Na reunião, o plano foi discutido pelos pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), SEMDES, CRAS e CREAS. O relatório prevê as ações que devem ser fortalecidas, otimizadas e implantadas no período de dez anos.

Maria Eliane Soares, representou da SEMED, falou que é nescessário desenvolver as ações de forma mais avançada e que esse é o momento para trocar de experiências. Cláudia Regina, membro do CMAS, ressaltou os avanços na discusão do assunto. “ O Próximo passo é sair do papel, atender mais, implementar mais políticas públicas. Nossas crianças precisam desse olhar”.

O Secretário, Aristótelles Mesquita, falou dos desafios que o plano coloca para todos os envolvidos na assistência social do município. E que o fortalecimento dos conselhos é uma estratégia para alcançar um serviço de melhor qualidade. Relembrou o programa “Família Acolhedora” – que já é sucesso em várias cidades e que Timon optou por esse serviço porque acredita no empenho dos colaboradores.

Alguns servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) participaram para falar sobre as ações da secretaria em relação ao público adolescente e infantil. A supervisão constante do cartão de vacina, as ações de saúde nas escolas, na zona rural e urbana, campanhas de combate ao tracoma, hanseníase e outras, além dos mutirões de faxina contra o aedes aegypt nas escolas públicas.

Participaram do evento, alunos da Companhia de Teatro Estrela da Manhã, que encenaram uma pequena peça abordando o combate aos trabalho infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *