Vereador Honorato Fernandes cobra transparência e participação popular no processo de licitação do transporte público

Nesta segunda-feira (29), durante pronunciamento realizado no plenário da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Honorato Fernandes (PT) fez duras críticas com relação à condução das audiências públicas que vêm sendo realizadas, no intuito de debater os itens que irão nortear o processo de licitação do transporte público de São Luís.
Durante o pronunciamento, o vereador cobrou mais transparência e participação popular nas audiências. A ausência desses critérios, que, segundo ele, devem nortear a atuação política em todas as instâncias de representação, tem lhe causado bastante preocupação.
“Subo à tribuna hoje falar de transparência e participação. Dois itens que devem comandar nossa atuação no exercício político que nos cabe. Digo isso por conta da licitação do transportepúblico que está em andamento. O tema tem me causado bastante preocupação, uma vez que este processo deve ser pautado nestes dois critérios”, destacou o vereador.
De acordo com Honorato, a audiência pública realizada no mês de Janeiro, deixou a desejar, haja vista que pontos importantes referentes a questão da licitação não foram explorados.
“A audiência pública realizada no mês de Janeiro, comandada pelo governo municipal, mesmo havendo participação popular, ficou a desejar. Digo isso, porque os pontos principais referentes ao sistema de transporte ainda não foram esclarecidos na totalidade”, afirmou o vereador, que apontou ainda algumas deficiências no sistema, expressando expectativas de melhoria para o mesmo.
“Desejo à cidade de São Luísum sistema de transporte, no qual a população não precise andar amontoada, que não seja manchete de jornal, por conta de alguém com necessidade especial que precisou jogar a cadeira ladeira abaixo, por não haver um transporte público com acessibilidade. Uma humilhação que não se restringe apenas a quem é portador de necessidade especial, mas para todos nós moradores dessa cidade”.
Respostas com relação aos pleitos apresentados na audiência pública realizada em Janeiro também foi outro ponto cobrado pelo vereador durante o pronunciamento. Respostas que, segundo ele, o Executivo Municipal até hoje não deu.
“A minha indignação é porque até hoje nós não obtivemos respostas dos pleitos apontados na audiência realizada em Janeiro. Dentre os pleitos apresentados, a divulgação como consulta pública do edital de licitação foi um deles. A divulgação prévia do edital se faz necessária para que a população esteja a par dos itens que irão nortear o processo de contratação do serviço de transporte”, finalizou o vereador, cobrando a legitimação do critério de transparência no processo de licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *