Antecipação da eleição da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Maranhão está ameaçada

humbertocoutinho4Praticamente certa para ser aprovada nos próximos dias a antecipação da eleição da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Maranhão, o processo pode sofrer uma reviravolta. Isso ocorre por conta da articulação do presidente Humberto Coutinho (PDT), que modificou a composição dos Blocos parlamentares e tomou frente dessa ação sem o apoio de muitos parlamentares.

A ação de Humberto Coutinho foi responsável por duas modificações bem sensíveis: a troca do líder do Blocão governista, que antes seria Rafael Leitoa (PDT) e agora será Levi Pontes (SDD). A outra movimentação do presidente foi articular a ida do DEM para o Bloco liderado por Josimar de Maranhãozinho (PR).

De acordo com o apurado, Humberto não ficou satisfeito com a articulação em torno do nome de Rafael Leitoa para assumir a liderança do Blocão e acabou optando pela mudança do nome de Levi Pontes por entender que caso deixasse o nome do pedetista, ele poderia demonstrar perda de controle da base, uma vez que não foi consultado quanto ao nome do parlamentar representante da cidade de Timon.

Já no caso do DEM, Humberto decidiu que o ideal era dividir os governistas em dois blocos, o primeiro maior sendo denominado por Blocão e o segundo com Josimar na liderança, mas com pelo menos 10 deputados. Porém a articulação a favor do bloquinho não deu certo, o que acabou deixando com apenas 7 membros, porém em uma tentativa de empurrar o Democratas, o número chega a 9 com a presença de César Pires e Antônio Pereira.

Todo esse fortalecimento em favor do bloquinho de Josimar, segundo o apurado seria para garantir duas vagas aos membros deste bloco na Mesa Diretora, mas os membros do blocão também já se movimentam e dizem não aceitar perder as 6 vagas que já foram garantidas.

César Pires (DEM) foi o único a externar sua insatisfação com as manobras e já ameaça até deixar o seu partido, mas não fala sobre antecipação da Mesa Diretora. Enquanto isso, os demais parlamentares já comentam nos corredores que vão criar dificuldades para aprovar a antecipação da Mesa Diretora.

É claro que toda essa insatisfação não deve trazer nenhuma ameaça para reeleição de Humberto Coutinho, que apesar de ter despertado certo incômodo com a articulação desenvolvida, ele ainda é praticamente unanimidade entre os deputados estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *