Geraldo Castro avança na regularização de convênios com escolas comunitárias
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), registrou avanços no atendimento às entidades filantrópicas e comunitárias conveniadas. Na última sexta-feira (22), cerca de 30 representantes dessas entidades participaram de uma reunião realizada na sede da Semed, com o objetivo de receber esclarecimentos e orientações acerca do repasse dos recursos do governo federal. Até o momento, 83 entidades já receberam os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb).
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância do diálogo e o papel das escolas comunitárias na garantia da Educação. “O prefeito Edivaldo tem absoluto respeito pelas escolas comunitárias que desenvolvem um trabalho sério e que muito contribuem na garantia da educação para as crianças da nossa cidade. A nossa política sempre será a de transparência, responsabilidade no uso do dinheiro público e diálogo constante. Temos buscado oferecer todo o suporte possível para a regularização da situação funcional dessas instituições, condição imprescindível para o repasse dos recursos”, disse o titular da Semed.
Com o objetivo de simplificar a lista de documentos exigidos para a regularização das entidades comunitárias, garantindo assim a agilidade na celebração do convênio sem prejuízo da qualidade dos serviços oferecidos, a Prefeitura de São Luís participou de várias reuniões com entidades representativas durante o ano de 2015. Os encontros foram mediados pelo Ministério Público Estadual, por meio da 1ª e da 2ª promotorias especializadas em Defesa da Educação, e também pela Câmara de Vereadores, que, no mês de dezembro, promoveu audiência pública para tratar do tema.
É importante estimular o trabalho dessas escolas comunitárias e dar condições para que esse trabalho aconteça, quanto mais educação, melhor.
Essas escolas prestam um serviço complementar ao municipal, muito importante, por sinal. Fico feliz em ver que a prefeitura regula e estimula esse tipo de atuação.
Continuem firmes em seus projetos e na luta por uma São Luís mais educada!