Até quando o Hospital Universitário da UFMA vai conseguir manter o padrão de qualidade?

A grave crise que atinge os Hospitais Universitários no Brasil ainda não alcançou o HUUFMA, tudo por conta da administração que soube planejar e mantém uma das melhores estruturas do país. Desde a gestão de Natalino Salgado o Hospital Presidente Dutra e Materno Infantil vem se tornando referência como uma das melhores unidades hospitalares em atividade em território nacional.

Porém existe um temor que o serviço de excelência e parte dos procedimentos realizados passem a ter uma queda na qualidade, pior do que isso, alguns atendimentos podem ser suspensos. Os Hospitais Universitários da UNIFESP, UFRJ, UFC e Triângulo Mineiro já vivem essa realidade. As unidades hospitalares citadas já suspenderam parte dos seus serviços, por conta dos cortes do Governo Federal.

O HUUFMA sobrevive com uma verba ínfima do Ministério da Saúde sem apoio do Governo Estadual e Prefeitura de São Luís, mas mesmo assim consegue manter atendimento a população maranhense. O Hospital Universitário recebe pacientes de unidades estaduais e municipais, mas mesmo assim não recebe nenhuma contrapartida, valor algum é repassada para o maior hospital público do estado.

Manter um hospital do porte do Presidente Dutra é um desafio imenso e deve ser exaltado o excelente trabalhado pela atual direção, comandada por Joyce Lages que teve apoio do reitor Natalino Salgado nos últimos anos e agora seguirá com a reitora Nair Portela. Porém deve-se lembrar que o esforço hercúleo esbarra nos constantes cortes de repasses de verbas.

É difícil saber até quando o Hospital Universitário vai conseguir manter a qualidade no seu atendimento, mas sem ajuda da bancada federal e dos governos estadual e municipal vai ficar muito difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *