UFMA: Nair Portela vai pessoalmente transmitir apoio aos alunos antes da prova do ENADE

Domingo (22) foi dia de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para alunos de oito cursos do Campus do Bacanga: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Economia, Psicologia e Turismo. Também foram avaliados estudantes de três cursos do Campus Imperatriz: Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo e Direito.

Em São Luís, a reitora Nair Portela, a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, o vice-reitor Fernando Carvalho, o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus, além de professores, coordenadores e chefes de departamento dos cursos participantes do Enade estiveram na Faculdade Pitágoras em ação inédita de incentivo aos discentes da UFMA. Eles receberam orientações e um kit, contendo uma caneta esferográfica preta, água, barra de cereal e um calendário.

A reitora ressaltou a presença de toda a equipe. “Hoje é um dia de muita alegria para nós da UFMA. Estar aqui prestigiando os alunos, valorizando sua participação na avaliação, que é muito importante para a universidade. Estamos muito contentes com a participação de todos que vieram para dar apoio ao nosso aluno”, disse.

A pró-reitora Isabel Ibarra teve a mesma opinião e destacou o empenho dos coordenadores, professores e chefes de departamento dos cursos em participar da ação. “Este é um Enade diferente para Universidade Federal do Maranhão pelo envolvimento dos professores e coordenadores, assim como da administração superior. São coisas que realizamos para incentivar os alunos, mas também entendendo que é importante para a instituição que os cursos obtenham boas notas no exame”, frisou. A mesma ação também foi realizada na UNDB, o outro local de provas.

AlglSWGUYg2tMYva5TFEkpUrBKZ496hBOT4KhPakoZMI

O recém empossado pró-reitor de Assuntos Estudantis, João de Deus Mendes, ressaltou que a ação vinha sendo planejada há algum tempo pela pró-reitora Isabel Ibarra e pelo procurador institucional da UFMA, Romildo Sampaio. “Foi muito bom o trabalho e a gente tá muito feliz de ter participado. Temos certeza que essa ação será constante, daqui em diante”, completou.

Presente na ação, a professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Li-Chang Shuen, lembrou que o Enade, quando respondido com integridade, permite ao MEC avaliar melhor o aprendizado praticado na universidade, assim como aspectos que a instituição precisa corrigir. “Se o aluno de jornalismo, eventualmente, não consegue responder a uma questão sobre os mais recentes desenvolvimentos na área de comunicação, então é porque nós, possivelmente, podemos estar com nossas ementas defasadas. Então, são coisas que o aluno precisa ter consciência para que possam ser feitas melhorias no curso”, analisou.

O discente do décimo período de Ciências Contábeis, Alessandro César Lima Lins disse ser, pessoalmente, relevante fazer o exame. “Aqui a gente vai avaliar tudo aquilo que aprendeu nesses cinco anos de instituição e colocar em prática tudo aquilo que os professores passaram em sala de aula”, comentou.

A aluna do 9º período do curso de Direito, Delene Pimentel, teve como motivação contribuir com a graduação da UFMA: “Vim para honrar o curso, pois se eu deixar de fazê-lo, ele vai ficar com nota baixa na avaliação do MEC”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *