Em nota, SIND-UFMA diz que “Apruma destila inverdades e ofensas ao conjunto da comunidade acadêmica”

SIND-UFMA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em razão de nota divulgada no último 30/09 pelo grupo de profissionais do sindicalismo autointitulado ‘Apruma’, o SIND-UFMA – Sindicato dos(as) Docentes da Universidade Federal do Maranhão – vem a público esclarecer que:

1 – O SIND-UFMA é o verdadeiro representante dos docentes da Universidade Federal do Maranhão. Fundado por iniciativa de centenas de docentes, ativos e aposentados, dos campi do continente e do Bacanga, a entidade representa uma concepção de sindicalismo autônomo, plural, democrático, politizado e combativo.

2 – O SIND-UFMA é autônomo porque não possui atrelamentos de quaisquer tipos, sejam eles a partidos, governos ou empresas. Ao contrário daqueles que tentam, inutilmente, nos desmoralizar, não somos atrelados a microlegendas ultraesquerdistas que não representam mais do que seus próprios interesses, suas opiniões sectárias e seus métodos  intolerantes ao dissenso.

3 – O caráter plural do SIND-UFMA materializa-se no fato de que esta é a única entidade capaz de representar a diversidade de perspectivas políticas que coexistem entre os docentes da UFMA. Evidentemente, todos têm o direito de defender livremente suas orientações políticas e confissões ideológicas, mas não podemos confundir um sindicato com um partido político. Cabe ao sindicato a defesa dos interesses comuns da categoria, respeitando eventuais diferenças de orientação política e ideológica.

4 – O caráter plural do SIND-UFMA é o que o torna apto ao exercício de um sindicalismo democrático. Foi o que verificamos nos últimos dias 24 e 25, quando um plebiscito realizado por iniciativa do SIND-UFMA para consultar a opinião do conjunto dos professores contou com a participação de 372 docentes (quase 20% do corpo da UFMA), sendo que desse total mais de 80% optaram pelo fim da greve. Contrária ao plebiscito, por saber que daria voz àqueles que discordam de seu ponto de vista, a ‘Apruma’ classificou essa iniciativa como “farsa”. A expressão revela, desde logo, a índole autoritária desse grupo, e atenta contra a consciência democrática dos docentes da UFMA. Ser contra a realização de um simples plebiscito – isso sim é “golpismo”!

5 – O caráter politizado e combativo do SIND-UFMA se apresenta na concepção de que não é possível defender os interesses dos professores se esses interesses forem vistos em si mesmos, sem conexão com um projeto de país. Não será possível avançar na conquista de mais e melhores direitos se não pudermos contar com a retaguarda de um projeto nacional de desenvolvimento com geração de riquezas e distribuição de renda, combate firme às desigualdades sociais, ampliação da democracia, valorização do trabalho, sustentabilidade e bem-estar social. Já a ‘combatividade’ dos desaprumados resume-se a instrumentalizar a categoria para fazer sangrar o Governo Federal, no que se somam às mesmas forças que, nos anos 1990, promoveram o maior arrocho salarial da história e deixaram os professores do ensino superior nada menos do que 10 anos sem qualquer tipo de reajuste.

6 – Do ponto de vista da legalidade, o SIND-UFMA é o único sindicato que requer junto ao Ministério do Trabalho o registro sindical definitivo. Cabe lembrar que o grupo da ‘Apruma’ não possui carta sindical e nem sequer se constitui como sindicato, mas, na verdade, como “seção” de um sindicato nacional. Já o SIND-UFMA segue o modelo de sindicatos locais, livres e autônomos. Cabe lembrar que em nosso país, de acordo com a legislação vigente, sindicatos locais têm prevalência sobre entidades nacionais.

7 – Do ponto de vista da representatividade do SIND-UFMA, mais uma vez a ‘Apruma’ destila inverdades e ofensas ao conjunto da comunidade acadêmica. Inverdades que se revelam desde já em uma análise das inconsistências de seu próprio discurso. Ao mesmo tempo em que afirmam que o SIND-UFMA “não possui qualquer expressão política na base da categoria”, demonstram preocupação com o fato de que esteja promovendo a “desmoralização” da ‘Apruma’. Ora, se contasse o SIND-UFMA com baixa ou nula representatividade, ele não seria capaz de “desmoralizar” ninguém a não ser a si próprio. Na verdade, é a representatividade da ‘Apruma’ que, de tão claudicante, não resiste a uma simples brisa de liberdade e autonomia dos professores.

8 – Sucessivamente derrotados em seus intentos autoritários, seja na recente eleição para a Reitoria, seja na assembleia que aprovou o retorno às aulas no COLUN ou mesmo no plebiscito sobre o fim da greve, os desaprumados desesperam-se com a possibilidade de que seu ‘aparelho’ seja reduzido à irrelevância. Após serem contrários à realização do plebiscito, acabaram por aceitar seus resultados de forma envergonhada, ao deliberar, na véspera da realização da consulta, por “construir a saída unificada da greve”. Essa atitude desesperada e atrapalhada contrasta com a forma responsável e consequente com que o SIND-UFMA conduziu a construção da greve e sua saída. A expressiva maioria constatada no plebiscito subsidiou a decisão da assembleia do dia 29/9, que ratificou o retorno às atividades, aguardando apenas a definição do calendário que será fixado pela administração da UFMA. Entendemos, em comunhão com a ampla maioria dos professores, que essa é a posição mais coerente e responsável para com a comunidade universitária, que não pode ser penalizada porque uma minoria delirante prefere ir às últimas consequências para a realização de seu projeto político, estendendo a greve ad infinitum, doa a quem doer.

9 – Lamentamos que uma seção sindical que se autonomeia “única” representante dos professores da UFMA desrespeite e fira a dignidade de centenas de docentes que, de forma livre e autônoma, participaram do plebiscito sobre o fim da greve. Entenderam os docentes que, para defender de forma eficaz suas justas reivindicações, é necessário ter a coragem e a responsabilidade de ver o que se passa não apenas na própria corporação, mas também na universidade, no Brasil e – por que não – no mundo. Ao manifestar-se dessa forma em consulta plebiscitária, as bases docentes revelaram ter mais maturidade do que aqueles que se arrogam em representá-las. O SIND-UFMA conclama seus filiados e o conjunto dos docentes que comungam com os princípios aqui explicitados a se somarem a nós. A liberdade de pensamento existe na UFMA, e o SIND-UFMA é uma das formas de expressão dessa liberdade.

São Luís, 2 de outubro de 2015.

A diretoria do SIND-UFMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *