A estranha pesquisa sobre a disputa da presidência da OAB no Maranhão

De forma estranha foi divulgada nos últimos dias, uma suposta pesquisa realizada pelo Instituto Exata sobre a disputa da presidência da OAB no Maranhão. Segundo a oposição, os números apontam 41% para Valéria Lauande, 40% para Thiago Diaz e 1% para Mozart Baldez. 16% não souberam ou não quiseram responder e 2% declararam votar nulo.. Os números foram divulgados na última sexta-feira (2).

Ao analisar os números deve-se fazer as seguintes ponderações: Como em tão pouco tempo foi possível fazer uma pesquisa deste cenário, uma vez que o anúncio da união entre Thiago Diaz e Charles Dias ocorreu na noite de quinta-feira (1)? De acordo com o material divulgado, 480 advogados foram entrevistados. Para quem entende e conhece como funciona a logística de pesquisas eleitorais sabe que é muito difícil realizar 480 entrevistas e depois tabular o resultado em menos de 24 horas.

É de impressionar também o caro material de campanha de Charles Dias e Thiago Diaz. A união já estava prevista? Ambos estavam fazendo um “jogo” político?

Por fim ainda cabe questionar como os números divulgados podem explicar tal fenômeno eleitoral, uma vez que até o momento, pelo menos oficialmente , não se sabe quem é o candidato a presidente. Não há nenhuma declaração pública – ou pelo menos publicada – de Charles dizendo que o candidato é Thiago.

Então, perguntar não ofende: como foi feita essa pesquisa ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *