PSDB “desmascara” promessas do PT

Em meio à pressão da oposição para que a presidente Dilma Rousseff (PT) se afaste do cargo, o PSDB enfocou seu programa partidário, apresentado ontem em rede de rádio e televisão, na desconstrução das promessas de campanha da petista, sugerindo que quem deu o “golpe” nos brasileiros foi a própria mandatária. Com a presença de toda a cúpula tucana, o vídeo de 10 minutos aponta que os efeitos da crise “econômica, política, moral e social” foram resultado dos “erros e das irresponsabilidades” do atual governo. Embora não traga a palavra “impeachment”, a saída da petista é aventada pelos tucanos, que credenciam o PSDB como opção para comandar o país.

O presidente da legenda, senador Aécio Neves, ressalta que o partido já tirou o Brasil da crise uma vez, com o Plano Real. “Nós mostramos que sabemos o caminho para recuperar a confiança e a credibilidade”, diz. “O Brasil sabe que pode contar com o PSDB”, completa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), que faz conjecturas sobre a saída da presidente, afirma que o PT “propôs o céu ao povo” e hoje “oferece o inferno da crise e do desemprego”. “Está na hora da presidente ter grandeza e pensar o que é o melhor para o Brasil, e não para o PT”. FHC aproveita para fazer revanche e, assim como Lula falava sobre seu governo, diz que Dilma “está pagando pela herança maldita que o Lula deixou”.

Já na primeira cena, o programa mostra pessoas com máscaras com o rosto da presidente. À medida que são “desmentidas” as promessas da campanha petista, as máscaras vão sendo retiradas até que o locutor diz: “Com tanta mentira, um dia a máscara cai”. Eleitores de Dilma arrependidos com o voto falam de problemas como desemprego e até fome. O partido também levou para o vídeo uma bateria formada apenas pelo som das panelas, marca da parcela da população contrária ao governo que promoveu diversos panelaços depois de pronunciamentos de Dilma.

Debate sobre golpe

Acusados pelo governo de querer protagonizar um golpe, os tucanos apresentam ainda a ideia de que quem deu o golpe foi Dilma, ao não cumprir promessas de campanha. “Isso é ou não é um verdadeiro golpe?”, questiona o apresentador. O PSDB aproveita a propaganda para responder a críticas que vem recebendo de fazer oposição apenas para enfraquecer o governo. Na última terça-feira, a bancada do PSDB na Câmara votou em bloco pela derrubada do veto ao fator previdenciário, o que ampliaria os gastos públicos. O veto foi mantido. “Não somos e nem jamais seremos oposição ao Brasil. Aquilo que entendermos ser necessário para melhorar a vida das pessoas, para melhorar a sua vida, nós faremos”, afirma Aécio.

O senador lista medidas a que o PSDB é contrário, como o retorno da CPMF, e sugere outras ações a serem implantadas, como a redução de impostos sobre a folha de pagamento. Aécio também afirma que a luta a ser feita pelo partido será “dentro das regras democráticas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *