UFMA é a melhor universidade do Maranhão e a 57ª do país, segundo ranking da Folha de São Paulo
O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (14), o Ranking Universitário Folha, que é divulgado anualmente desde 2012. O objetivo da pesquisa é aferir qual instituição brasileira pública ou privada oferece o melhor ensino superior do país. Para montagem do ranking são avaliados itens fornecidos pelas universidades e pesquisados pelo Datafolha nas seguintes categorias: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. No Maranhão, a melhor colocada foi novamente a Universidade Federal do Maranhão, que é considerada a 57ª melhor do país. No total foram avaliadas 192 instituições em todo o Brasil.
As três primeiras colocadas do RUF foram USP de São Paulo, UFMG de Minas Gerais e UFRJ do Rio de Janeiro, elas obtiveram nota 97; 96,55; e 96,53.
Detalhando os dados das universidades maranhenses, a UFMA obteve melhor conceito na categoria inovação, onde alcançou a posição 38 entre as 192 avaliadas, a pior avaliação da federal maranhense foi no quesito internacionalização onde ficou em 97º. No quesito mercado obteve o 52º lugar, pesquisa 63º e ensino 76º. Totalizando a nota de 61,24. Em relação a 2014, a UFMA perdeu uma posição no ranking geral, antes ocupava a 56ª posição.
Outras três universidades maranhense foram avaliadas: UniCeuma, UEMA e Univima.
O UniCeuma ficou em 139º lugar, evoluindo 18 posições no ranking, uma vez que no ano passado esteve posicionada como 157º no Ranking Universitário Folha. De acordo com a pesquisa, o melhor item da única universidade particular do Maranhão é a internacionalização, onde foi possível alcançar a posição 60. O pior é o ensino que ficou em 142º. Pesquisa ficou em 152º e inovação não obteve nota. O resultado final do UniCeuma foi de 24,43.
A UEMA ficou na posição 158º, subindo três posições no ranking comparado com 2014, quando ocupava 161º. O melhor critério da estadual maranhense é a inovação que obteve posição 67 e o pior é a internacionalização que está na posição 179. Já nos critérios ensino ficou em 170º, pesquisa 150º e mercado 96º. A nota final foi de 23,67.
No último lugar do Maranhão e no penúltimo geral do país ficou a Univima (Universidade Virtual do Maranhão), gerida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A instituição só conseguiu nota no quesito ensino e acabou obtendo um resultado final de 4,02, algo semelhante ao do ano passado, quando esteve na mesma posição.
A UNIVIMA não existe mais.
Fazem uns 05 anos, último gestor foi nosso representante na Câmara Federal dos Deputados.