Baixada Maranhense comemora a inauguração do Campus de Pinheiro

PINHEIRO – Praticamente desativado há trinta anos, o campus da Universidade Federal do Maranhão, em Pinheiro, foi oficialmente inaugurado na manhã de ontem pelo reitor Natalino Salgado e pelo governador Flávio Dino. Elevado a condição de Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia o novo campus de Pinheiro consolida a interiorização da UFMA na baixada maranhense e transforma sonhos da comunidade baixadeira em realidade. A solenidade contou com a presença de membros da administração superior da UFMA, secretários de estado e representantes de entidade da sociedade civil.

São seis os cursos em funcionamento, incluindo medicina e enfermagem. De acordo com o diretor do Campus, Rickley Marques, a consolidação do campus da UFMA em Pinheiro é o maior processo de inclusão social existente na baixada maranhense. “Poderemos lutar mais ainda pela melhoria do IDH da região. Este Centro só tende a crescer e se espalhar pela baixada, ajudando-o a melhor os índices de educação”, disse.

Para o reitor Natalino Salgado, a educação e o serviço público devem chegar a quem precisa, pois só assim haverá igualdade social. “Aqui, mais de 70% dos docentes são doutores, crescemos em produção, inovação e atendimento. Temos pressa em romper com o atraso que a sociedade espera. Hoje, o governador inaugurou, também, o Hospital Regional da Baixada Dr. Jackson Lago e, nele, nossos alunos da área da saúde poderão colocar em prática a teoria vivenciada em sala de aula, porque o complexo hospitalar também foi construído com esse objetivo, de servir como um hospital-escola para a Universidade”, afirmou.  O reitor diz acreditar que com a unidade de saúde será mais fácil fixar o profissional na região para que ele atenda a uma carência que ainda é grande.

O governador Flávio Dino disse que a instalação da UFMA na baixada garante mais oportunidade de trabalho, geração de emprego e renda. “O acesso ao ensino superior é um direito de todos e a UFMA veio com essa missão, com o empreendimento do reitor Natalino Salgado, que não mediu esforços para que este sonho se tornasse realidade. A baixada precisava de uma universidade do porte da UFMA. Sou professor dessa universidade há 20 anos e essa é a minha profissão. Não vejo a política como profissão. Então, afirmo que a UFMA pode sempre contar com o governo, com o Estado e tenho a certeza de que a Universidade também cuidará muito bem do hospital que inauguramos e que não é do governo do estado e sim da população”, enfatizou.

O novo prédio possui salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, restaurante universitário, quadra poliesportiva e sala de professores. O campus de Pinheiro possui os cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Naturais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Pesca e Medicina. São mais de 100 professores, em sua maioria doutores, mais de 720 estudantes, e mais de 50 técnico-administrativos que compõe o corpo funcional do Centro.

A estudante de medicina Camile Gonçalves Amorim considerou a entrega do hospital e laboratórios do curso um momento muito importante para a formação acadêmica. Estamos inseridos nesta comunidade, que é muito carente, então é uma alegria muito grande poder contar com esses equipamentos para ajudar na melhoia da atenção basica à saúde da população desta região, exclamou.

Hospital

Antes da solenidade no Campus de Pinheiro, o reitor Natalino Salgado participou, também na manhã de ontem, da inauguração do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago. A unidade de saúde atenderá cerca de 40 municípios da baixada e servirá de campo de estágio para os estudantes de Medicina e Enfermagem da UFMA. O complexo possui 122 leitos, dentre esses, 12 são de UTI e seis de internação intermediária. O hospital conta com 50 enfermeiros e 70 médicos nas mais diversas especialidades, já que será um hospital de média e alta complexidade, o maior da baixada maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *