Fórum Eleitoral de Pastos Bons é inaugurado

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inaugurou na manhã de quinta-feira (13) as novas instalações do fórum de Pastos Bons sede da 17ª zona eleitoral, que recebeu o nome de Fórum Eleitoral Padre Constantino Vieira, situando-se na Avenida Domingos Sertão, s/n – bairro São José.

O prédio possui pavimento único composto por 1 central de atendimento ao eleitor, 1 depósito de urnas/arquivo, 2 banheiros para uso do público externo, 2 banheiros para uso dos servidores, 1 copa, 1 sala técnica, 1 depósito de uso geral, 1 sala de apoio administrativo e 1 sala única de juiz e audiências. Ele custou R$ 563.925,96.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo desembargador Guerreiro Junior, presidente do TRE-MA, que estava acompanhado do desembargador Bernardo Rodrigues (homenageado) e dos desembargadores eleitorais Clodomir Reis (diretor da EJE) e Daniel Leite, além dos juízes Sebastião Bonfim (auxiliar da presidência), Sílvio Alves Nascimento (Pastos Bons) e Marcelo Elias Matos e Oka (Colinas), do diretor Gustavo Campos (Geral), além de secretários e assessores.

“É com muita alegria que nos deslocamos até estas cidades para inaugurar obras que beneficiarão diretamente a população. O nosso papel é esse: promover o desenvolvimento da justiça”, destacou o presidente.

No município,, magistrados, servidores e a comunidade agradeceram ao Regional pelas construções que irão melhorar a prestação dos serviços eleitorais.

“Pastos Bons há muito tempo aguardava por este progresso”, observou o juiz Sílvio Alves Nascimento, titular da 17ª zona.

Dados das zonas

A 17ª zona eleitoral possui um total de 22.909 eleitores distribuídos nas cidades de Benedito Leite (3.618 eleitores), Nova Iorque (3.210), São Domingos do Azeitão (4.687) e Pastos Bons (11.394). O terreno de 640m2 onde foi construído o Fórum Eleitoral Padre Constantino Vieira foi doado pela Prefeitura através da Lei Municipal nº. 241/2011.

Homenagem

Constantino Trancoso Vieira foi pároco de Pastos Bons por mais de duas décadas, onde se dedicou às causas sociais, sendo eleito suplente de senador, cargo que renunciou por divergências com o titular. Já em São Luís, licenciado pelo bispo de Caxias, exerceu atividades de caráter administrativo como a de ecônomo do Palácio Arquiepiscopal, secretário do arcebispado, chanceler da Cúria e Chantre do Cabido Metropolitano. Como Cônego, assumiu também o cargo de professor e capelão da antiga Escola de Enfermagem “São Francisco de Assis”, hoje, denominada Faculdade de Enfermagem da UFMA. Em janeiro de 1964, foi agraciado pelo papa Paulo VI com o título de “Camareiro Secreto” (oficial da Câmara do Papa), mas, infelizmente, a honraria só chegou ao conhecimento do clero maranhense 1 mês após o seu falecimento, que se deu em 10 de fevereiro desse mesmo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *