Prefeito Edivaldo Holanda Júnior é convidado para se filiar no Democratas
Apesar de não ser colocado como o favorito para a disputa da prefeitura de São Luís no próximo ano, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) não para de receber convites de filiações. Agora foi a vez do DEM, presidido no Maranhão por Clóvis Fecury e em São Luís por Ricardo Guterres. No entanto, a iniciativa partiu do deputado estadual César Pires, que conversou com o colega de parlamento Edivaldo Holanda (PTC) – pai do prefeito.
César disse que “a ideia é apoiar o prefeito em 2016”, porém também foi feito um convite de filiação. O deputado estadual usa como argumento um caso de sucesso de prefeito jovem de capital, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), o ACM Neto. “Mostramos que o DEM tem o melhor prefeito de capital do país na atualidade, o Edivaldo Júnior vindo para cá, crescem as chances dele de reeleição, fora que ele terá tempo e estrutura”, argumentou.
De acordo com o parlamentar, já houve o inicio das tratativas entre Ricardo Guterres e Edivaldo Holanda Braga (pai de Edivaldo Júnior).
A declaração de César Pires surpreende, uma vez que no inicio deste ano, desgostoso com a posição do DEM, o parlamentar ameaçava deixar a legenda, já tinha inclusive procurado outras siglas, entre elas o PCdoB do governador Flávio Dino. O ex-reitor da UEMA chegou a ser cotado para ocupar a liderança do governo na Assembleia, porém por ter sido líder na gestão de Roseana, sofreu resistência e perdeu espaço.
É pouco provável que Edivaldo Holanda Júnior venha se filiar no DEM, mas o apoio do partido pode ser estrategicamente uma vitória para o prefeito, uma vez que a deputada federal Eliziane Gama (PPS), vem contando com os Democratas para uma possível composição partidária em 2016. DEM e PPS fazem parte do mesmo campo político nacional e seria natural uma aliança na capital maranhense, porém as lideranças locais vem demonstrando outro interesse.
Vale lembrar que o DEM ainda tem um considerável tempo de televisão e rádio para propaganda partidária, bem superior ao do PTC, PCdoB e do próprio PDT, principais aliados do chefe do executivo municipal.
No entanto, existe uma resistência por parte do prefeito e de seus próprios aliados em se aproximar do DEM, por conta da proximidade com o Grupo Sarney. Clóvis Fecury é filho de Mauro Fecury, aliado de longa data do ex-presidente José Sarney (PMDB).
1 thought on “Prefeito Edivaldo Holanda Júnior é convidado para se filiar no Democratas”