Bira do Pindaré se articula para voltar ao PT

O deputado estadual e futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré (PSB), prepara o caminho de volta para o PT. Incentivado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e por aliados, o ex-petista vem conversando com o seu grupo – boa parte ainda permanece no PT – e também com interlocutores do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.

Bira nutre grande desejo de retornar ao PT, porém ele exige algumas condições para retornar, pois segundo o próprio, não adianta voltar para um local que apresente o mesmo cenário que o obrigou a sair.

Como a direção do PT-Maranhão não pode ser alterada, uma vez que o mandato de Raimundo Monteiro está em vigor até 2018. Bira e seu grupo articulam: um posicionamento do partido favorável ao governo Flávio Dino e também um espaço na executiva, para que o parlamentar tenha direito a voz e voto.

A estratégia do retorno de Bira do Pindaré tem dois objetivos, um a curto prazo e outro a médio. De acordo com o que foi apurado, Flávio Dino gostaria de ter um plano B para 2016 na disputa pela prefeitura de São Luís e Bira do Pindaré no PT, seria excelente, fora que caso a legenda mantenha o desejo de lançar candidato e caso obtenha sucesso nas urnas, seria um aliado do governo que sairá vitorioso. Já para 2018, existe a possibilidade de Bira ser candidato a senador, mas este já é um projeto do próprio parlamentar. Ele já concorreu a eleição para o Senado Federal em 2006 e terminou com uma votação surpreendente, o que acabou sendo decisivo para derrota de Castelo (PSDB) e vitória de Cafeteira (PTB).  

Publicamente ninguém fala dessa articulação, mas nos bastidores o movimento é intenso. Inclusive existem alguns petistas da corrente CNB, que são favoráveis ao retorno de Bira do Pindaré.


Vale lembrar que praticamente todos os assessores de Bira permanecem no PT. Não existe nenhum problema com o PSB, apenas uma questão de identidade, o deputado estadual tem uma história entre os petistas e todos sabem o motivo que levou a ida do parlamentar ao partido socialista…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *