Prefeitura discute alfabetização de jovens e adultos e contabiliza avanços

Professores e estudantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) estiveram reunidos nesta quinta-feira (17), no I Encontro Municipal de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento foi realizado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), e serviu para fortalecer as discussões sobre a política de alfabetização da rede municipal de ensino.

O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a proposta da gestão do prefeito Edivaldo de transformar São Luís em um território livre de analfabetismo. “Este é um objetivo grande plenamente possível de se conseguir. É por isso que comemoramos e agradecemos a Deus os resultados conquistados a cada dia. Cada vez que uma pessoa vem para a Educação de Jovens e Adultos, permanece nos estudos e não desanima, essa é uma vitória de toda a cidade”, declarou.

De forma simbólica, foram certificadas três estudantes alfabetizadas no período de outubro de 2013 a julho de 2014 através do PBA. “Eu me sinto muito feliz. Concluí o curso e hoje já consigo escrever meu nome e ainda pegar ônibus sozinha. Pretendo continuar meus estudos, porque já melhorei muito minha vida depois que aprendi a ler e escrever e quero melhorar ainda mais”, disse Antônia da Silva, de 50 anos, recém-alfabetizada pelo programa.

O reconhecimento sobre a importância do programa também é feito por quem ainda está cursando as aulas. É o caso de Bernarda Inês Gomes, de 55 anos. “A vida é uma escola e sempre temos o que aprender. Não tive como estudar quando era mais nova e sempre tive vontade de aprender a ler e escrever. Hoje já escrevo meu nome e já conheço as letras separadamente. Meu sonho é continuar os estudos para me tornar professora”, contou emocionada.

De acordo com a alfabetizadora Maria de Jesus Sousa Oliveira, o I Encontro Municipal de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos demonstra o compromisso da administração pública com a formação de cidadãos. “Este Encontro é de grande valia, porque possibilita discussões acerca da alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como incentiva todos os envolvidos no processo a concretizar sonhos. A alfabetização é o grande passo para a cidadania e poder contribuir para que os estudantes a adquiram faz toda a diferença na minha vida”, afirmou.

Durante o evento, também foi realizada a palestra “Alfabetização de jovens, adultos e idosos: avanços e possibilidades” foi proferida pela professora doutora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Deusimar Serra. Em seguida, foram realizadas mesas de diálogos com a participação de educandos, alfabetizadores; e representantes da Semed, da Secretaria Estadual de Educação, da Uema, da UFMA, do Serviço Social da Indústria e do Movimento Educação de Base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *