Quem vai herdar o espólio de Edivaldo Holanda Júnior?

A eleição para deputado federal no Maranhão deste ano, promete ser uma das mais acirradas entre todas as disputas. Tanto oposição como situação, possuem fortes nomes para ocupar os cargos, os quais acabam sendo poucos, apenas 18 vagas. Os governistas devem ficar com dez vagas e os oposicionistas com oito. E para alcançar um destes espaços, muitos vão apostar no eleitorado de São Luís para fazer a diferença.

Eliziane Gama quer recuperar liderança
em São Luís, saindo com uma boa votação
Em 2010, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), atual prefeito da capital maranhense foi o grande nome. O petecista tirou nada menos que 72.899, o que correspondeu a 70% da votação total dele. O montante de votos recebido no final foi 104.015.

Fora da disputa eleitoral este ano, muitos querem herdar esses votos, que parecem estar soltos, uma vez que esses foram espontâneos, afinal Edivaldo era um jovem em ascensão e com uma boa imagem, conquistando um boa parcela do eleitorado.

João Castelo (PSDB) e Eliziane Gama (PPS), potenciais candidatos a deputado federal são os grande favoritos para sairem com uma boa votação de São Luís. E a deputada estadual é a favorita para pegar uma boa fatia desses votos, uma vez que o perfil do eleitorado de Edivaldo Júnior em 2010 pode se encaixar com a parlamentar.

No entanto outros entraram na disputa. Weverton Rocha (PDT), principal beneficiado com a eleição de Edivaldo a prefeitura, decidiu colar no prefeito e virar a prioridade dele. Em certo momento o petecista até embarcou nessa, chegando a afirmar ainda em 2013, que o seu candidato a federal era o pedetista. Desde então ele ganhou grande exposição na mídia, mas por conta de passos errados e por seu histórico envolvido em escândalos de corrupção, dificilmente Weverton conseguirá superar a votação de 2010 em São Luís, quando obteve 9392 votos. Alguns dizem que com muito esforço e muito dinheiro, ele chegará na barreira dos 15 mil.

Simplício Araújo (SD) foi outro que surgiu com grande exposição na mídia. Com atuação destacada na Câmara Federal, demonstrou ser um dos melhores quadros da política maranhense. Combatente e atuante, o presidente do Solidariedade ganhou fôlego e tinha tudo para ser uma das maiores expressões do grupo de Edivaldo Holanda Júnior em São Luís, mas acabou se afastando ao perceber que o Weverton tinha todas as benesses e tinha a preferência. Simplício em 2010 teve apenas 827 votos, diante de sua exposição e buscando um eleitorado qualificado ele pode alcançar ou superar a barreira dos 10 mil votos na capital.

Outro que estava surgindo como possível herdeiro dos votos de Edivaldo Holanda Júnior, era o vereador Honorato Fernandes (PT), que atuou como líder do governo em 2013 na Câmara Municipal. Porém preferiu se distanciar e agora terá que fazer sua campanha com as próprias pernas e apoio de vereadores, que declaram apoio a sua candidatura. Diante desse cenário é possível imaginar uma votação próximo dos 20 mil votos ao petista somente em São Luís.
Mas o líder da oposição, Rubens Pereira Júnior (PCdoB) é a bola da vez. Com semelhante perfil ao de Edivaldo Holanda Júnior, o jovem comunista pode ser a surpresa desta vez. Ele chegou a ser cotado para ser o candidato a vice em 2012, mas resistiu por conta do seu projeto político para este ano. Bem alinhado com o prefeito e principalmente com Flávio Dino (PCdoB), Rubens que só teve 2.276 votos para deputado estadual em 2010, que é uma eleição completamente diferente, pode expandir seu eleitorado maciçamente.

Apostar no nome de Rubens Pereira Júnior também será uma estratégia favorável a Edivaldo Holanda Júnior. Pois caso, Eliziane Gama seja a mais votada, ela ganha força para eleição municipal de 2016, já Rubens não seria um potencial adversário, mas sim um grande aliado e diferentemente daquele que é tratado como preferência, hoje, tem qualidade de sobra no discurso e no exercício do mandato.

5 thoughts on “Quem vai herdar o espólio de Edivaldo Holanda Júnior?

  1. Diego,

    A vontade de edivaldo é o que menos prevalecerá na votação de são luis, aposto em simplicio araujo, a muito o maranhão precisava de um politico assim.

    Marta

  2. ME IDENTIFICO E ACREDITO NO FUTURO DE SIMPLICIO, ESSE VEIO DO NADA E MOSTROU QUE PODEMOS CONTINUAR A ACREDITAR EM POLITICA.
    A IRMÃ ELIZIANE NÃO TEM LADO, TEM INTERESSE.
    WEVERTON NEM DEVIA SER CANDIDATO, DEVIA ESTAR EM PEDRINHAS.
    RUBENS JR É SÓ UM MENINO MIMADO OCUPANDO UM LUGAR QUE NÃO PODE SER OCUPADO PELO PAI ENROLADO E BANCADO PELA MINUSCULA PREFEITURA DO POVO POBRE DE MATÕES.

  3. Diego,

    Sua analise está equivocada, o eleitorado de São Luis é o mais avançado e consciente do Maranhão.
    Acredito que dos 5 que você listou a maior votação ficará entre nossa próxima prefeita Elisiane e o Deputado Federal Simplicio. Honorato todos sabem que será apenas bucha pra eleger zé carlos da caixa. Rubens jr pode ter também uma votação mais ou menos. Weverton não devia ter entrado na sua lista, pois existem nomes melhores e mais limpos(o que são luis exige) como Dutra, Castelo, Pedro Fernandes…
    Acho que Elisiane e Simplicio terão mais de 50 mil votos em São Luis.
    Rubens jr pode ter 15 mil.
    Honorato não passa de 10 mil.
    Castelo terá 30 mil.
    Dutra 20 mil.
    Pedro Fernandes 30 mil votos.

    e por ai vai…

  4. Eu acredito no seguinte:

    1. Elisiane 50 mil votos na ilha
    2. Simplicio 40 mil votos na ilha
    3. Castelo 35 mil votos na ilha
    4. Dutra 20 mil votos
    5. Cleber Verde 20 mil votos
    6. Rubens Jr 15 mil votos
    7. Pinto Itamaraty 15 mil votos
    8. Rose Sales 12 mil votos
    9. Honorato 10 mil votos
    10. Weverton Rocha 10 mil votos

    Serão os 10 mais votados de São Luis.

  5. Misturou o que não presta o que presta essa tua postagem. O povo de São Luis vai saber escolher bem, não tem a menor possibilidade de quem tem uma ficha corrida de processos ser o mais votado em São Luis, entre os cinco listados no teu texto só dois estarão entre os mais votados de São Luis: Elisiane e simplicio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *