Diretor da Petrobras, garante Refinaria Premium de Bacabeira pronta em 2018

O Imparcial
Logo que chegaram, eles foram recepcionados pelo diretor de abastecimento da Petrobrás, José Cosenzo, que ouviu atentamente os questionamentos dos parlamentares e depois fez uma ampla explanação com o auxílio dos outros executivos presentes. Logo após os esclarecimentos, os parlamentares foram levados para ter conhecimento da parte da obra já executada, a terraplanagem de cerca de 2 mil hectares.
José Cosenzo garantiu que a finalização da terraplanagem não significa que as obras estão paralisadas e descartou qualquer vínculo político-eleitoral com o andamento do projeto. O diretor esclareceu que agora a obra passa por um processo de licitações e estudos de mercado que irão definir qual será o valor global da obra. De acordo com o cronograma definido pela Petrobrás, a obra deverá ser entregue no ano de 2018 e as máquinas deverão voltar a operar para a construção da refinaria somente no primeiro semestre do ano que vem.
O direto de abastecimento fez uma observação quanto à mudança conceitual da obra. Inicialmente, segundo ele, a Refinaria Premium tinha característica de ser essencialmente voltada para o mercado de exportação. Cosenzo pontuou que com a mudança global na economia do setor petrolífero, a Refinaria Premium teve que se adaptar, sendo pensada agora para abastecimento do mercado interno brasileiro.
Na comitiva estava: Roberto Costa (PMDB), Eliziane Gama (PPS), Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PSB) e federais, os deputados Simplício Araújo (SDD) e Domingos Dutra (SDD).