Crianças vão ser vacinadas contra HPV em São Luís

A Prefeitura de São Luís, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou, na tarde desta quarta-feira (26), reunião com gestores e coordenadores de escolas públicas estaduais e municipais e da rede particular. Entre os objetivos do encontro estavam apresentar as ações da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e sensibilizar os dirigentes para a importância da imunização.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a conscientização dos gestores e dos pais dos alunos é fundamental para o sucesso da campanha. “É importante que haja o engajamento dos pais para o alcance das metas estipuladas. A campanha conta com o incentivo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que não medirá esforços para que todos os adolescentes possam ser imunizados”, afirmou.

A vacina que também previne o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A dose inicial será ofertada gratuitamente, a partir do mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas públicas e privadas.

Para a coordenadora de Imunização da Semus, Rita Carneiro, as orientações repassadas aos gestores sobre as ações que serão realizadas garantirão as condições adequadas para a vacinação. “Esse é um momento importante para nós enquanto Prefeitura, pois a gente precisa dessa parceria com os gestores, tendo em vista que é nas escolas onde a maioria do nosso público-alvo está agrupada”, disse a coordenadora.

A gestora da UEB. Maria Rocha declarou-se satisfeita com a iniciativa. “Esse é um caso inédito. É muito bom saber a vacina contra o HPV chegando de graça nas escolas. Esse é um trabalho que merece o nosso apoio”, afirmou a gestora.

AGENTES DE SAÚDE

Na manhã desta quarta-feira (26), agentes comunitários de saúde do município também receberam capacitação para a campanha de vacinação contra o HPV, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A Prefeitura de São Luís pretende vacinar 27 mil meninas entre 11 e 13 anos como parte das ações da campanha nacional contra o papiloma vírus humano (HPV), que começa a partir de 10 de março em postos de saúde e em todo o país.

Rita Carneiro explica que a capacitação dos agentes comunitários irá humanizar o processo de conscientização sobre a importância da vacina. “Iremos imunizar milhares de adolescentes e conscientizá-los sobre a importância deste tipo de estratégia, porque acreditamos que, aliado à vacina, deve ser fomentada uma cultura de prevenção nesse público mais jovem”, afirmou.

A técnica de imunização da Semus, Fábia Eugênio, destacou a importância da conscientização do público alvo. Para ela, a falta de informação é o principal obstáculo para convencer os pais a permitirem a vacina nos filhos adolescentes. “Cerca de 85% dos cânceres que temos hoje podem ser prevenidos, e, ainda assim, é muito alto o índice de mulheres que são acometidas com câncer do colo do útero. Por isso é necessário intensificar as ações de prevenção. Aqui ensinamos como os agentes vão abordar a população para que essa campanha seja um grande ato em prol da saúde”, ressalta.

4 thoughts on “Crianças vão ser vacinadas contra HPV em São Luís

  1. Essa mobilização é de extrema importância, pois incentivar as pessoas a se prevenirem através de informações e dados importantes ainda é a melhor maneira de promover esse tipo de campanha. Até pq, a prevenção sempre é a melhor escolha.

  2. Que bom ver que quanto mais cedo despertar a ideia de prevenção, resultados positivos poderão ser vistos na saúde dessas futuras mulheres. Bom ver que essa preocupação está presente na pauta de uma gestão pública municipal como a da Prefeitura de São Luís. Tem que ser assim mesmo! Como mulher, me sinto orgulhosa por tal ação.

  3. Muito boa essa parceria entre essas secretarias, pois assim podem conscientizar nossos adolescentes e imunizalos desde já, assim pode se evitar qualquer transtorno na vida deles, pois previnadas desde já contra o câncer de colo de útero.Parabéns por essa iniciativa da prefeitura, que os pais desses alunos possam caminhar juntos!!!

  4. Espero sinceramente que os pais tomem consciência e levem suas crianças para se vacinarem. Pois, estamos sempre atrás de cobrar dos políticos por melhorias e que algo seja feito… Porém, uma parcela depende de nós, a população. Nossas crianças precisam disso. Fico feliz que mesmo nesse período de festas, tenha uma gestão política em São Luís se preocupando por elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *