Sobre a incompetência de um secretário e a parceria

Nos últimos dias a assinatura da renovação da parceria entre o Hospital Universitário e a secretaria municipal de Saúde, vem gerando certa polêmica. Mas se isso ocorre, a responsabilidade é toda de um secretário que não compreende como funciona o sistema na cidade e em parte, a Comunicação da prefeitura que se atrapalhou na divulgação de informações, pois não checou os dados e absorveu declarações sem fundamento. Enquanto isso Natalino e Edivaldo Holanda Júnior (PTC), os chefes, acertaram. 
Natalino Salgado e Edivaldo repactuam a parceria, César Félix parece não entender nada
Na quinta-feira (23), através de aviso de pauta enviado pela secretaria municipal de Comunicação, César Félix tem uma fala aspeada no material, “será um ganho enorme para a população, pois o Hospital Universitário fica integrado às redes prioritárias de atenção à saúde, com alguns serviços que não tínhamos antes, como assistência à gestação de alto risco e referência em urgência e emergência nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e cardiovascular”.

A fala mostra o total desconhecimento do secretário em relação ao convênio que existe entre o HU e a Semus desde 2004,  através da Portaria 2476/GM, o qual já permitia a realização desses procedimentos, inclusive já na gestão de Félix. Vale lembrar que o atual secretário, esteve no mês de julho em reunião com Natalino Salgado no Hospital Universitário Presidente Dutra. Na oportunidade, ele não teve curiosidade em saber se existia algum convênio com a instituição?
O que mais chama a atenção é que no dia anterior, a assinatura da renovação do convênio com a Semus, mantive contato com o professor Natalino Salgado e o mesmo informou, “na verdade se trata, apenas de algo que já estava previsto, não há nenhuma novidade, estamos renovando a parceria que existe entre a Semus e o HU, que é assinada anualmente, o que existe de novidade são as inaugurações que estarei fazendo e também a vinda do secretário nacional de Atenção a Saúde Básica, Helvécio Magalhães”. O reitor da UFMA, deixou claro em sua fala, algo que o release não citou. No material distribuído pela Secom, em nenhum momento citou a participação do médico do ato de renovação de assinatura do convênio e atribuía ao secretário César Félix a vinda de Helvécio.

Mais inteligente, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior no dia da cerimônia, destacou:  “esse é um grande passo, trabalhar com parcerias, e hoje estamos tratando da contratualização com o Hospital Universitário, através do reitor Natalino Salgado, uma repactuação que permitirá que a Prefeitura tenha acesso a novos serviços e também nos ajudará na retaguarda de leitos”. O chefe do executivo municipal, usa a expressão correta ao falar da repactuação em um claro entendimento, que aquilo que estava sendo assinada, tratava-se nada menos, que uma renovação de parceria. Durante o ato, ele ainda reconhece a importância de Natalino Salgado, que tem se tornado o maior parceiro da administração municipal.
Passado esse episódio, fica a total compreensão que César Félix precisa de uma capacitação urgente do que ocorre na saúde municipal ou o prefeito deve optar por uma troca imediata do título da pasta. Não é á toa que esse setor ainda é o “calcanhar de Aquiles” de Edivaldo. Não houve nenhuma melhoria sensível nos últimos 13 meses, pelo contrário, parece que os hospitais estão ficando cada vez mais “estrangulados”.
Nas atividades promovidas pela prefeitura, o secretário de Saúde parece estar alheio do que está ocorrendo, isso é perceptível nos encontros. Distante e com poucos falas, César Félix chega a passar despercebido, isso não deveria ainda ocorrer, afinal já são 7 meses a frente do cargo.
Em relação a parceria, evidencia que Natalino Salgado se tornou um dos maiores aliados da administração municipal, não por conta da renovação desse pacto entre Semus e HU, mas por conta de outros inúmeros serviços que vem sendo oferecidos também pela Universidade Federal do Maranhão, muitos pactuados com secretaria municipal de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *