Primeira pesquisa eleitoral para governador está registrada no TRE com a inclusão do nome de Roberto Rocha

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) já recebeu três solicitações de registro de pesquisas eleitorais feitos por empresas e entidades especializadas nesse tipo de serviço. Deste total, apenas duas já estão disponíveis para visualização e destas apenas uma, terá abrangência estadual para levantamento de como está o cenário para as eleições estaduais.

Nesta pesquisa registrada pela Data M, foi encomendada pela rádio Ribamar, que é de propriedade do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB). A surpresa desta pesquisa é que no questionário feito aos entrevistados, pela primeira vez será incluído o nome do socialista, que até então vem mantendo o desejo de disputar uma vaga ao Senado. Na pesquisa é incluída o nome de Roberto Rocha, tanto na disputa para governador como senador.

Estaria Roberto Rocha, visando outros vôos ou apenas querendo se cacifar e mostrar força para o grupo de Flávio Dino (PCdoB).<

Roberto Rocha pediu para sondar sua popularidade
para uma possível disputa de governador

As solicitações obedecem à nova norma do tribunal, que estabeleceu a necessidade de comunicação prévia para os levantamentos este ano. As pesquisas têm de seguir critérios científicos, que incluem amostragem mínima, segmentação dos entrevistados e metodologia, entre outras coisas. As chamadas sondagens ou enquetes, que não obedecem a esse tipo de critério, estão proibidas este ano.

A resolução do TSE permite que os institutos utilizem equipamentos eletrônicos como tablets e similares, mas estabelece que eles podem ser submetidos a auditoria dos técnicos do tribunal a qualquer momento. As pesquisas poderão ser divulgadas até um dia antes das eleições, exceto as de boca de urna, que só poderão ser veiculadas após o término da votação.

Os registros de pesquisas eleitorais podem ser feitos no TSE, em caso de levantamentos de opinião pública sobre os candidatos à Presidência da República, e nos tribunais regionais eleitorais, no caso das candidaturas para o Senado, a Câmara dos Deputados e os governos estaduais. A divulgação de informações de pesquisas não registradas pode acarretar multa de até R$ 106 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *