Natalino Salgado inaugura o Centro de Doenças Renais





Visando o aprimoramento dos serviços já oferecidos na área da nefrologia, o Hospital Universitário da UFMA irá inaugurar oficialmente nesta quinta-feira, 23, às 14h, o Centro de Prevenção de Doenças Renais. A solenidade de descerramento da placa contará com a presença do secretário da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Natalino Salgado Filho e da superintendente do hospital, Enfª Joyce Santos Lages e sua equipe de governança.

O Centro de Prevenção de Doenças Renais- CPDR- tem como objetivo oferecer à população maranhense um atendimento diferenciado no que diz respeito às diversas patologias renais, observando causas tratáveis e preveníveis da doença, visando a melhoria na qualidade de vida do usuário. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional coordenada pela nefrologista Dra. Érika Carneiro. A equipe é composta por nefrologista, endocrinologista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador físico que atendem de segunda a sexta-feira. O CPDR conta com nove consultórios e um salão para atividades dos pacientes atendidos pelo Serviço de Educação Física.

Com a inauguração oficial do CPDR pretende-se aumentar os números de atendimento, uma vez que a demanda cresceu naturalmente em todo estado, assim como em todo o Brasil. O centro realiza hoje o que se chama de tratamento conservador, que é o tratamento realizado por meio de orientações importantes, medicamentos e dieta, visando conservar a função dos rins que já têm perda crônica e irreversível, tentando evitar, o máximo possível, o início da diálise – tratamento realizado para substituir algumas das funções dos rins, ou seja, retirar as toxinas e o excesso de água e sais minerais do organismo. Eis a importância do Hospital Universitário em criar um centro nesses moldes com o intuito de proporcionar à população maranhense um serviço ainda mais qualificado.

Na ocasião, será realizado também às 17h no auditório da Unidade Presidente Dutra a assinatura da contratualização entre o HUUFMA e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, além da assinatura de Convênio do Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar entre a UFMA, UNASUS e MS. Encerrando as atividades será realizada uma homenagem ao secretário da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior com a entrega da medalha de honra ao mérito “Dr. Antônio José Jorge Martins” em nome do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. A insígnia é entregue às personalidades que colaboram para o engrandecimento e desenvolvimento do hospital. Dr. Helvécio Magalhães contribuiu para a implantação do Centro de Prevenção de Doenças Renais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *