Joaquim Barbosa diz que polêmica sobre pagamento das diárias é ‘bobagem’

Correio Braziliense

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, minimizou nesta quarta-feira (22/1) a polêmica envolvendo os gastos dele com diárias, pagas pela instituição, durante suas férias. O ministro está em Paris para participar de uma série de encontros políticos e uma conferência. Barbosa classificou como “uma grande bobagem” o assunto e disse que o valor gasto pelo STF – R$ 14.142,60 por 11 diárias -, faz parte das atribuições normais, já que ele é um funcionário público. As declarações foram feitas à imprensa brasileira na saída de um compromisso na Sorbonne, a universidade mais importante da França.

Questionado sobre o interesse público sobre os temas da palestra, o presidente do Supremo afirmou que o fato de ele ser o responsável por um dos poderes da República justificaria. “Eu acho isso uma coisa muito pequena. Veja bem, você viaja para representar o seu país, para falar sobre as instituições do país, e vocês estão discutindo diárias”, disse, enaltecendo a importância dos convites que recebeu. “Quando na história do Brasil o presidente do poder judiciário teve as oportunidades que eu tenho de viajar pelo mundo para falar sobre um poder importante da República?”.

Segundo informações do STF, Barbosa receberá diárias no período de 20 a 30 de janeiro. Mas sua agenda oficial só começou nesta quarta, em Paris, e deve se esgotar em 29 de janeiro, com uma palestra no King’s College, de Londres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *