É um verdadeiro paradoxo, mas a vitória de Raimundo Monteiro para a presidência do diretório estadual do PT foi a melhor coisa que aconteceu para Flávio Dino (PC do B), uma vez que  agora praticamente é zero as chances dos petistas declararem apoio ao comunista e assim o presidente da Embratur vai evitar uma grande dor de cabeça, afinal caso o PT fosse somar com Dino, o partido exigiria no minimo uma vaga de vice-governador e aí abriria uma nova tensão no grupo oposicionista, que já luta para acomodar PDT, PSDB, PSB e Solidariedade.
Flávio Dino sabe que já tem muitos problemas para resolver
com os partidos que vem compondo com a oposição
O próprio Flávio Dino era sabedor dessa situação, tanto que não moveu uma palha para fazer com que Augusto Lobato saísse vitorioso. Afinal qual apoio o comunista ofereceu ao “Resistente Petista”?
A tentativa de trazer o PT para o campo oposicionista representa na verdade mais uma tentativa de desgaste do grupo governista, do que o desejo de ter a legenda compondo a chapa majoritária, uma vez que eles sabem que a militância do partido vai caminhar com Flávio Dino na disputa de governo.
Se a vitória tivesse sido de Augusto Lobato, o mais próximo de Flávio, entre os candidatos, a oposição teria que administrar a divisão de vagas de vice-governador e de senador com mais um partido. Já basta Weverton Rocha (PDT) colocando a “faca no pescoço” de Dino, o PSDB ameaçando não compor caso não tenha espaço e Roberto Rocha (PSB), dizendo que vai ser candidato de qualquer jeito, seria mais um complicador achar espaço para o PT no bloco oposicionista.
Ao mesmo tempo, o PT sabe que vai fazer parte do governo estadual em 2015 de qualquer jeito, seja ele qual for o grupo vencedor. Hoje a preferência é por Luís Fernando (PMDB) por conta dos acordos fechados, inclusive vão caminhar com o PMDB firme em 2014, mas caso Flávio Dino saia vitorioso próximo ano, os comunistas sabem que vão ter que trazer os petistas para o governo, caso contrário a relação com o governo federal vai estar tensionada.
Mais uma prova do que parece ser, as vezes acaba não sendo na realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *